Saiba quais os equipamentos essenciais na prática de boulder

A hora de fazer uma escalada em boulder há de saber que não somente se trata de utilizar as sapatilhas de escalada e o saco de magnésio.

Muito pelo contrário, é necessário conhecer e utilizar tudo aquilo que pode nos ser útil no momento de escalar uma linha de boulder, ou conquistar um bloco, para que nos facilite a atividade de uma maneira completa.

Aqui apresentamos uma lista de utensílios e materiais com os quais poderá contar quando ir a algum lugar praticar escalada em boulder ou abrir novas linhas.

Crash Pad

Foto: http://zen-pad.blogspot.com.br/

Foto: http://zen-pad.blogspot.com.br/

Considerado dos inventos mais importantes e revolucionários quando se fala de escalada em boulder.

Atualmente o crash pad se converteu no elemento fundamental da escalada em boulder, sendo tão importante, ou mais, que as sapatilhas de escalada.

O crash pad foi concebido para que a escalada seja mais cômoda e permitir escalar com mais liberdade e segurança.

Em termos gerais consiste de uma ou mais camadas de espuma de alta densidade ( que são forradas com algum outro material (geralmente EVA), podendo ser cordura. São, em sua maioria leves e transportáveis (dependendo do fabricante).

  • A espuma de alta densidade tem peso aproximado de 150 kg por m³.
  • EVA, em português, é a sigla de acetato-vinilo de etileno (Ethylene Vinyl Acetate)

Este equipamento é encarregado de evitar lesões oriundas das frequentes quedas dos boulders, permitindo uma aterrizagem amortizada e segura depois de uma queda (alta ou controlada).

Sapatilhas de escalada

sapatilhas-escalada-3

Muitos são os modelos de sapatilhas de escalada que existem na atualidade. Além dos modelos, há ainda uma grande quantidade de empresas que fabricam sapatilhas.

Para fazer uma escalada em boulder, o modelo mais polivalente é a sapatilha semirrígida, que oferece uma boa precisão em regletes (frontal e lateral) além de boa aderência.

O sistema de amarração por ser por meio de cadarços, velcro ou elásticos.

As sapatilha de cadarço apesar de oferecer maior ajuste, são menos utilizadas que os modelos de velcro, já que são mais rápidos e simples de tirar e calçar.

A ponta deve estar ligeiramente com as bordas bem quadradas, para permitir a pisada em pequenas fissuras, buracos e protuberâncias da rocha.

Uma coisa que tem se estar atento é o detalhe de que o calcalhar tem de ser bem desenhado, já que é muito utilizada na escalada em boulder. É conveniente que a parte superior da ponta seja reforçada para quando seja colocada em agarras invertidas.

Carbonato de Magnésio

magnesio_escalada

O carbonato de magnésio é comumente chamado de magnésio dentre os praticantes de escalada de todos os níveis e modalidades.

O magnésio na prática de boulder é vendido em blocos, moído, em pó e também líquido. Porém o magnésio líguido não é recomendavel já que por conta da ignorância de muitos escaladores é utilizado nos refletes para que os sequem, o que é um erro já que este deteriora a rocha,

O magnésio líquido não é solúvel em água, o que dificulta a eliminaçção do magnésio da rocha por meios naturais como água, sol, vento e etc. Portanto quanto mais se evitar o uso de mangnésio líquido melhor para o esporte e para a natureza.

Saco de Magnésio

saco-de-magnesio

Os sacos de magnésio é dos equipamentos mais icônicos do escalador em rocha, e na prática de boulder é possível escolher os mais variados tamanhos.

Um saco de magnésio pequeno facilitará seu transporte pois pode ser levado na cintura quando se escalar aqueles problemas que pela longitude nos coloque longe do início.

O mais utilizado é o modelo grande, no qual é possível introduzir as duas mãos em sua totalidade além de transportar uma quantidade considerável de magnésio.

Como a grande maioria dos problemas são muito intensos e curtos, o saco de magnésio não fará falta além de que estando ao solo tem muito mais estabilidade que na cintura ficando a salvo de derramar.

Flanela

flanela

Apesar de aparentemente dispensável, uma flanela é bastante útil na limpeza de agarras de boulder, tanto no ginásio quanto na rocha.

Um produto considerado revolucionário, criado dela marca Boulder Factory, e batizado de “pulpo”, trata-se de uma toalha com uma bolsa de magnésio envolta em um flanela que serve para limpar agarras. Algo como exercer o mesmo trabalho de um “flanelinha” de trânsito.

Serve também para secar sapatilhas de escalada, além de limpar as sujeiras deixadas pela borracha das sapatilhas nas agarras, além de também servir para retirar o excesso de magnésio após o término da sessão de boulder.

Esponja

esponja

Com um pedaço de esponja colocada em um saco de magnésio, é possível dosar a quantidade de magnésio colocado nas mãos, evitando assim o desperdício.

Uma esponja é útil também para secar cantos úmidos e molhados, acelerando o processo de secagem.

Escovas

Foto: http://stenclimbing.com/

Foto: http://stenclimbing.com/

As escovas estão se convertendo em outro complemento fundamental na prática de boulder, e servem para escovar agarras e limpá-las tirando excesso de magnésio e/ou sujeira e assim melhorar a aderência de cantos e refletes.

As escovas possuem um papel muito importante na escalada em boulder, e devem ser dado preferência às escovas de cerdas macias e de nylon.

Escovas de aço devem ser evitadas já que provocam abrasão na rocha tirando a originalidade da linha de boulder.

Vara telescópica

vara-telescopica

A vara telescópica (como as de pintor ou para apanhar bolas de golfe) servem apenas para auxiliar na limpesa de boulders altos, que em algumas ocasiões não seja necessário utilizar uma corda ou escada.

Isso porque na prática de bolder, em sua maioria, a aproximação é feita desde baixo,

Mochila ou bolsa

Kailash5

A mochila nos ajuda a transportar pertences pessoais e utensílios aos boulders, além de comida e água. O aconselhável é não levar uma mochila grande já que em alguns caso pode ser uma tentação para excesso de peso.

Por isso uma mochila pequena (de até 25 litros) serve para colocar inclusive dentro da dobra do crash pad (ou no bolso, dependendo do modelo e fabricante).

As bolsas estilo bandoleiras são úteis para quem deseja levar apenas pouca comida e água, além dos próprios documentos.

Creme para mãos

pele-esfolada-3

O creme reparador de mãos esfoladas podem ser de várias marcas, e sua eficácia varia de fabricante a fabricante.

A utilização deste creme serve de backup para quem tem o costume de estar em boulders com rochas abrasivas.

Após várias seções de boulder as digitais ficam bastante danificadas, especialmente se a rocha é bastante abrasiva.

Estes cremes funcionam como “mágica” (não confunda com “milagre”) e serve para acelerar o processo de recuperação da pele após uma sessão intensa de boulder.

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com/

SoloboulderBanner2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.