Saiba os detalhes do Processo Experimental de Regulamentação no Parque Natural Municipal do Tabuleiro

Foto: http://guiadoviajante.com

Foto: http://guiadoviajante.com

Por Leandro Reis

O Processo Experimental de Regulamentação da Prática de Esportes de Aventura no PARQUE NATURAL MUNICIPAL DO TABULEIRO possui uma parceria institucional com o Parque Natural Municipal do Tabuleiro (PNMT) e Federação de Montanhismo e Escalada de Minas Gerais (FEMEMG).

Dando continuidade às ações que viabilizaram a realização de escaladas nas paredes da cachoeira do Tabuleiro no segundo semestre de 2013, expõem-se aqui um panorama do que foi feito até o momento e uma perspectiva dos próximos passos para aperfeiçoamento e consolidação deste processo.

No primeiro semestre de 2013, representantes da FEMEMG reuniram-se inúmeras vezes com representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Parque Estadual Serra do Intendente (PESI) e do Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo que, ao longo do processo passou por uma reformulação recebendo o nome de Parque Natural Municipal do Tabuleiro.

Foto: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br

Foto: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br

A partir do mês de agosto de 2013 toda a responsabilidade administrativa sobre a área foi outorgada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Conceição do Mato Dentro.

Ao início da negociação com a equipe da Secretaria verificou-se que o regulamento do Parque Natural Municipal Ribeirão do Campo, agora denominado Parque Natural Municipal do Tabuleiro, previa que esportes de aventura poderiam ser realizados desde que houvesse prévia autorização da gerência.

Deste momento em diante nos dedicamos a definir os procedimentos para efetivar esta autorização.

Reconhecendo o alto comprometimento exigido pelas escaladas no Tabuleiro e o risco de queda de rochas próximas ao poço durante a realização das mesmas, ficou acordado que a federação ficaria responsável por fazer o primeiro atendimento aos escaladores interessados, realizando uma análise de sua experiência prévia e orientando os mesmos sobre a conduta esperada na área do Parque, dentre elas, evitar atividades nos fins de semana e feriados, quando o uso do poço por banhistas aumenta.

Desta forma foram realizadas 6 escaladas nos meses de setembro e outubro, por um total de 16 escaladores. Novas autorizações para escaladas no paredão da Cachoeira do Tabuleiro deverão ser emitidas a partir de abril de 2014.

A partir de fevereiro de 2014 no entanto, já terá início a temporada de trabalho, para executarmos ações em conjunto (PMT + FEMEMG), incluindo oficinas, seminários e atividades recreativas, envolvendo a comunidade local com o tema, além da conclusão dos termos do regulamento.

Outros esclarecimentos

No Parque Estadual Serra do Intendente, a FEMEMG ocupa formalmente cadeira no conselho consultivo desde sua criação.

O Parque está sendo ampliado pelo governo estadual e continua abrangendo vários locais de interesse (destaque para o Canion do Peixe Tolo, Canion do Rio Preto, Canion Rabo de Cavalo e a travessia Lapinha-Tabuleiro).

O Plano de manejo do PESI já está sendo elaborado e é importante contribuirmos na elaboração do regulamento que deverá orientar o uso para prática de escalada e montanhismo.

Temos como representante o Fábio Fernandes, que reside em Conceição do Mato Dentro e está muito engajado com as atividades na região.

Para contribuir, façam contato: [email protected]

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.