Saiba como montanhistas podem contribuir com a conservação da Serra da Mantiqueira

O ICMBio pretende aumentar o conhecimento sobre o fluxo de montanhistas nos principais cumes da Serra da Mantiqueira e, para isso, em parceria com o Conselho Consultivo da APASM (CONAPAM) e voluntários, está propondo aos montanhistas o preenchimento de um questionário rápido e online.

“Essas informações são essenciais para o planejamento e manejo dos usos das trilhas e com isso reduzir os riscos de acidentes e de degradação ambiental”, explica Virgílio Dias Ferraz, chefe da APA da Serra da Mantiqueira.

Pautas sobre o controle da quantidade de visitantes são frequentemente discutidas em grupos de apoio à preservação ambiental, associações, conselhos e órgãos ambientais da região, porque na época das temporadas de montanha este volume é muito elevado, fazendo com que surjam novas clareiras abertas arbitrariamente para posicionar uma quantia maior de barracas, além do alargamento das trilhas e o descontrole educacional de parte destes visitantes, que muitas vezes não sabem como se portar em ambiente natural e desconhecem condutas de mínimo impacto, deixando lixo e desejos humanos no local.

Essa situação é encontrada ainda em alguns parques e, principalmente, em locais onde não se tem portaria – como a Serra Fina, além de algumas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) da região.

A visitação descontrolada é causa de um expressivo impacto ao ecossistema dos campos de altitude da região, onde a vegetação é muito frágil e depende de muito cuidado. Temos como consequência visível, a proliferação de ratos em áreas de acampamento, que acontece pelo descarte incorreto de alimentos por parte dos visitantes. Situação parecida com o que está acontecendo com os Lobos-Guará no Parque Nacional de Itatiaia.

Além disso, há contaminação das nascentes pelo pisoteio humano, assoreamento das trilhas por receberem uma demanda maior do que a carga suportável e o risco de acidentes é muito maior com a quantidade elevada de pessoas em um mesmo local no qual o espaço é apropriado para um número restrito de visitantes.

O formulário foi desenvolvido devido à grande dificuldade de controle em áreas privadas, desta forma, busca-se motivar a autogestão e auto responsabilidade dos praticantes de montanhismo que pretendem contribuir para a preservação deste espaço tão singular.

Como preencher o Formulário de Registro de Visitação?

A ferramenta é voltada aos montanhistas, guias, escaladores e todos os visitantes das cristas da Serra da Mantiqueira (Picos dos Marins, Serra Fina e Pico do Itaguaré). Para preencher essas informações muito valiosas para a preservação da Serra da Mantiqueira, acesse aqui!

Este formulário é apenas um registro de visita e não possui fins de agendamento, bem como não substitui os livros cume. Estes também são extremamente importantes para auxiliar tais ações. Contamos com a colaboração e o respeito de todos aos limites de capacidade do local para que funcione de fato.

Lembre-se que a sua experiência fica mais rica e mais segura com um guia capacitado. E, caso exista alguma dúvida, envie um e-mail para: [email protected]. Por este contato também podem ser enviadas sugestões, denúncias e outros comentários.

Preenchendo o formulário de Registro de Visitação da APASM estarão auxiliando no diagnóstico da demanda de manejo de trilhas, ações de comunicação e educação ambiental e disseminação das regras do local e, até mesmo para garantir a segurança e salvamento, quando necessário.

Vale ressaltar que o preenchimento do formulário é um ato voluntário, mas de extrema importância e necessidade, pois, mune de informações a gestão da APASM e demais UCs, que assim conseguem direcionar ações mais efetivas para a conservação do território e bem-estar dos visitantes.

O seu bom senso e bom comportamento é imprescindível para auxiliar na mudança de rumos da depredação que está acontecendo hoje na região.

Disponibilizamos também o Manual Completo de Comportamento na Montanha gratuitamente e para você espalhar por aí! E não esqueça de acompanhar as atualizações da Campanha MantiqueiraBem. ;)

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.