Toda a roupa utilizada para a prática esportiva pode ser considerada que é de alguma maneira especial. As novas tecnologias de evaporação de suor, de proteção contra intempéries e de durabilidade, fazem parte do enxoval de qualquer pessoa que pratique esporte. Como cada modalidade esportiva é única, o cuidado com esta roupa especial para a sua prática também é. Por este motivo é que existe tantas possuem dúvidas a respeito de como lavar e higienizar as roupas utilizadas para a prática de atividades outdoor.
O motivo desta preocupação é a existência de muita desinformação. Por outro lado a desinformação criou várias lendas, as quais são embasadas em visões simplistas, pelo fato e que grande parte da população em geral desconhece o comportamento dos materiais que fazem parte destas roupas. Que os tecidos das roupas acumulam germes e bactérias durante o uso já não é novidade, o segredo para uma boa limpeza é eliminar estas impurezas e garantir as propriedades técnicas destes materiais.
Antes de querer saber como lavar, é interessante avaliar corretamente o momento certo de lavar. Diferentemente das vestimentas usadas no dia a dia, roupas para serem usadas em atividades outdoor não foram feitas para serem lavadas todos os dias, muito menos logo após seu uso. Uma boa dica prática é observar o odor que o equipamento possui, especialmente as jaquetas, calças e barracas. Geralmente, por serem materiais plásticos, não possuem cheiro. O odor forte é um dos vários parâmetros que servirá de orientação para a escolha de fazer uma limpeza ou mesmo uma lavagem.
Um outro ponto a se lembrar, é saber que equipamentos outdoor possuem uma longevidade determinada. Quanto mais se usa, mas se gasta. Quanto mais técnico é o equipamento, menor é a sua vida útil quando colocado em condições extremas e intensas. Este é um dos vários motivos, dos vários existentes, que faz com que a prática de algumas modalidades sejam mais caras que as outras. Portanto, não espere que o seu equipamento dure para sempre. A longevidade e durabilidade dos equipamentos depende principalmente de três fatores: data de fabricação, intensidade de uso e armazenamento.
Perguntas antes de lavar
- O equipamento pode ser lavado sem perder propriedades?
- Os tecidos impermeáveis presentes em jaquetas, mochilas, forramentos sintéticos, plumas e roupas de fibra sintética diminuem sua capacidade de isolamento se forem lavados mais de uma ou duas vezes por ano. Grande parte dos calçados sofre se forem limpos por imersão em vez de uma lavagem com um pano ou escova. O uso compulsivo do equipamento faz com que as películas protetoras, que provêm impermeabilidade e isolamento técnico tendem a se desgastar
- Realmente precisa ser lavado?
- Observe se o material está muito sujo ou cheira mal. É possível remover a sujeira com um pano seco o úmido? Os ciclos de lavagem durante a vida útil de um produto significam o dobro de impacto ecológico que sua fabricação. A água carregada de detergentes, microplásticos e outros produtos químicos acabará parcialmente nos rios e no mar. Portanto, pense bem antes de lavar indiscriminadamente suas roupas técnicas.
- A sujeira está apenas em algum ponto específico?
- Para sujeiras localizadas, você pode fazer uma lavagem parcial. Ela pode ser feita apenas umedecendo uma esponja com produto específico para a limpeza deste material. No mercado há diversos produtos específicos para estas limpezas parciais e que conservam as propriedades do equipamento. A marca mais famosa deste produto é o Nikwax, mas existem outras tão boas quanto.
- Você leu as recomendações do fabricante?
- Todo e qualquer equipamento outdoor possui instruções de limpeza. Você deve saber como interpretar a simbologia que aparece nas etiquetas ou nas embalagens. Elas geralmente avisam o que não deve lavar a seco, usar alvejantes ou amaciantes.
Tipos de lavagem
Lavar roupa é uma atividade que faz parte da rotina de quem pratica esportes outdoor. Mas, como dito no início do artigo, algumas peças não podem ser lavadas na máquina pois são delicadas, soltarem tinta, etc. Se a ideia é usar a máquina de lavar, é interessante conhecer quais são os ciclos de lavagem mais comuns.
Portanto, abaixo estão as maneiras de lavar as roupas outdoor:
- À mão: roupas de plumas, jaquetas impermeáveis, camisas e meias de lã merino, roupas respiráveis, mochilas, barracas, luvas de couro e cordas de escalada. Melhor em uma banheira, sempre com água fria e sabão neutro ou produto específico para venda em lojas de equipamentos de montanha. Secagem obrigatória à sombra.
- Por máquina de lavar:
- Nunca utilize temperaturas maiores que 30°C (caso a sua máquina de lavar possua água quente). Sempre procure ciclos com baixas rotações (não mais que 600 rotações por minuto). Os materiais que podem ser lavados em máquina são: sacos de dormir com forramento sintético, camisetas, fleece, primeira pele sem lã, meias sintéticas, roupas de algodão e calças de montanha (sem membrana de proteção impermeabilizante).
- Um detergente líquido comercial na dosagem mínima é o recomendado. Suporta a secagem ao sol, mas prefira secar à sombra.
- Por lavagem a seco: Evite de levar qualquer roupa outdoor para lavagem a seco. Mesmo que a empresa diga que é especializada neste tipo de limpeza, a alta temperatura do vapor e os elementos químicos envolvidos podem danificar a sua roupa.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.