Saiba como identificar e prevenir Hipotermia

Nas atividades ao ar livre seus praticantes estão totalmente expostos ao meio ambiente o que os torna cada vez mais vulneráveis a situações que não encontraríamos normalmente nas cidades.

O fato de cruzar um riacho e ficar com os pés molhados, passar horas caminhando sob chuva e exposto ao vento ou pernoitar no campo de forma inadequada sem equipamentos específicos pode ser fatal.

hipotermia2

A Hipotermia acontece quando nosso corpo não consegue mais produzir calor suficiente e a temperatura corporal cai abaixo dos 35ºC .imersão

Isso pode acontecer devido a varias situações, as mais comuns são: uso de vestimentas inadequadas, esgotamento físico, exposição ao vento e baixas temperaturas, imersão em água, uso de drogas e álcool dentre outros.

Formas de perder calor

• Convecção – O corpo perde calor devido a correntes de água ou ar.

• Condução – Existe uma transferência direta do calor do corpo para um objeto frio, (roupas molhadas, contato direto com o chão)

• Evaporação – O suor ou a água se evaporam da superfície da pele.

• Radiação – É quando um corpo quente perde calor devido à exposição a um ambiente muito frio, acontece independente da exposição ao vento, geralmente acontece em noites muito frias quando o céu esta limpo de nuvens.

Graus de Hipotermia

hipotermia3• Hipotermia Leve: O primeiro sinal é uma tremedeira que o individuo não consegue controlar, seu corpo esta gelado e frio seus músculos se contraem, apresenta uma conduta pouco característica.

• Hipotermia Moderada: As extremidades estão frias, podem acontecer câimbras apresenta uma mudança na sua conduta e o nível de consciência começa a baixar, apresenta falta de coordenação motora.

• Hipotermia Grave: A temperatura corporal cai abaixo dos 33ºC não apresenta mais tremores, a vitima apresenta apatia sem nenhum estimulo o que leva a vitima a um quadro onde seus sinais vitais como pulso e respiração ficam mais lentos.

• Hipotermia Profunda: A temperatura da vitima esta abaixo dos 31ºC as extremidades estão geladas e rígidas, a vitima entra em um estado de inconsciência, os sinais vitais vão diminuindo sua freqüência, as pupilas estão dilatadas e fixas, o próximo passo acaba sendo a morte.

• Hipotermia por Imersão: Nos casos de hipotermia por imersão as vitimas perdem calor 25 vezes mais rápido quando estão na água, à grande maioria acaba se afogando antes de ser socorrida, um colete salva-vidas é fundamental para sobrevivência da vitima.

O que devemos fazer em casos de Hipotermia

O primeiro passo é retirar a vitima da exposição ao tempo, remover todas as roupas úmidas e molhadas, e aquecer a vitima com roupas secas e cobertores, se necessário coloque a vítima dentro de um saco de dormir, podem ser dadas bebidas quentes/mornas apenas para vitimas CONSCIENTES, o contato corpo a corpo também pode ser utilizado.

hipotermia-2

Também podemos usar como meios de fortuna para aquecer o ambiente e o saco de dormir, água quente dentro de garrafas pet, pedras aquecidas numa fogueira, porém nunca deve haver contato direto desses meios com o corpo da vitima evitando assim possíveis queimaduras.

Faça um Curso de Primeiros Socorros e aprenda técnicas especificas de como atender diversos tipos de emergências.

padilhatreinamentos_banner450_002

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.