Foto topo: João Amorim, 2.Cogumelo lindo,3.Rubia. Fotos: Juliana Falchetti
Santa Catarina é uma terra realmente linda.
Não é difícil se encantar com tantos lugares bonitos nesse país e nesse mundo, mas o bom mesmo é quando a gente ama o que tem e o que está do lado de casa.
Foi nesta encantadora terra Barriga Verde que nos dias 27 e 28 de junho de 2015 aconteceu o Encontro de Escalada promovido pela ACEM (Associação Catarinense de Escalada e Montanhismo).
O encontro já é tradicional e ocorreu pela quarta vez na propriedade da família do escalador João Cassol, na cidade de Alfredo Wagner, que fica a cerca de 100 km de Florianópolis.
Com pouco mais de 9.000 habitantes, Alfredo Wagner conserva aquela “cara” e jeitinho de cidade do interior.
Quando chegamos atrasados no posto de combustível da BR-282, ponto de encontro para seguirmos até o setor, perguntamos se alguém de nosso grupo havia estado ali antes.
A dona rapidamente respondeu:
– Olha, eu vim da padaria agora pouco e vi um monte de gente estranha por lá…
Não cheguei a perguntar para os escaladores se eles eram a tal gente estranha, mas como diz o Eduardo, meu marido, estranha é a minha tia manca e zarolha!
No carro estavam, eu, Eduardo, Petzl (nosso cachorro) e o Leida. Demoramos um bom tempo até acharmos o local do encontro.
Ignorando as instruções que recomendavam não subir pelo caminho mais curto caso a estrada estivesse molhada, tentamos subir com nosso uno espartano.
Patinou, rangeu, sofreu e finalmente tivemos que desistir da tentativa insana de transformar nosso 1.0 em um Land Rover.
Nos perdemos, quase desmontamos o carro inteiro passando por uma buraqueira sem fim e quando estávamos quase desistindo e voltando para Floripa frustrados, uma senhora nos indicou o caminho certo dizendo a famosa expressão Catarina:
– Segue toda vida reto, passa pelo mata burro e vira à esquerda…
– Vocês sabem o que é um mata burro?
Ela perguntou desconfiada.
– Sabemos sim, respondemos.
Seguimos as orientações e, finalmente, depois de 5 horas, chegamos na fazenda, um lugar tranquilo e aconchegante que já valeu todo o perrengue.
Do acampamento até a base das vias foram cerca de 20 minutos de caminhada.
O pico se chama “Le Glamour de un Sin Nocion” e foi aberto em 2006 pelos escaladores João Cassol, Sem Noção (Francisco) e Elton Murdoch Koga.
Por se tratar de um bloco, é possível escalar em todas as faces da rocha de arenito e o visual lá de cima é de tirar o fôlego.
Atualmente existem cerca de 20 vias abertas, mas, segundo João, existe possibilidade para dobrar esse número. O estilo de escalada é esportiva com proteções fixas e móveis.
As graduações vão de 5 a 8b, mas acho que o João e o Elton estavam abrindo uma via um pouquiiinho mais difícil.
Foram dois dias de escalada, confraternização e um Arraiá bão de mais. O Ricardo fez pipoca, trouxe rapadura e paçoca.
O João também preparou porco assado para finalizar o festival de comida boa.
Eu fiquei o tempo todo com minha câmera pra lá e pra cá, experimentando, buscando captar um pouco da essência daqueles momentos e só parei quando fui escalar.
E que escalada boa!
Ter picos de qualidade inseridos em uma paisagem deslumbrante tão pertinho de casa é realmente apaixonante.
Escaladores participantes do evento: João Cassol, Thyago Palmito Leida, Maurício Garbin, Julie Bagnati Garbin, Mauro Bagnati Garbin, Átila Costa, Simone Silva, Saulo de Albuquerque, Bruno May, Fernanda Carvalho, Clito Becker, Clarisse Souza, Altair Silva, Davi de Bem Minatto, Rubia Schramowski, Diego Eduardo Ramos, Juliana Falchetti, Eduardo Wagner, João Luis Martins Amorim, Daniel Cotrim, Bárbara Marins Pettres, Luciano Trevisol, Ricardo Garcia, Jomi Hubner, Elton Murdoch Koga, Leonardo Campos, Bruno Miranda.
Cachorros super legais participantes do evento: Alvinha, Xaxá, Baia e Petzl.

1.Leida – Foto: Eduardo Wagner
2.João, Davi e Rubia, 3.Eduardo e Leida (na seg). Fotos: Juliana Falchetti
Da cozinha para o mundo. Nutricionista de formação se encantou pela fotografia e vídeo e encontrou na moda e nos esportes ao ar livre uma paixão forte e duradoura. Pós-graduada em Fotografia realizou expedições fotográficas e produções audiovisuais pelo Brasil e Argentina