Saiba como foi o Campeonato Brasileiro CBME 2015 de Boulder – Veja colocação final

A tradicional Abertura de Temporada de Montanhismo (Conhecida como ATM) que ganhou a “extensão” de 2º Semana Brasileira de Montanhismo neste ano de 2015 aconteceu no último final de semana na cidade do Rio de Janeiro.

A primeira edição da Semana Brasileira de Montanhismo foi para comemorar os 100 anos da conquista do Dedo de Deus e é considerada oficialmente a data inicial do montanhismo no Brasil.

Por conta dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, e dos 15 anos da Federação de Montanhismo e escalada do Rio de Janeiro (FEMERJ), a ATM teve esta nova “extensão”.

Nesta 2º edição houve ainda a premiação “mosquetão de ouro”, um prêmio oferecido pela CBME, no qual o público pode votar pela internet, para homenagear os grandes feitos do montanhismo em 2014.

Foram premiados Pedro Hauk e Maximo Kausch (categoria Montanhismo), Lucas Marques e Sérgio Ricardo (categoria escalada), Felipe Camargo (escalada esportiva) e Silverio Nery (categoria montanhismo e sociedade).

Foto: Flavia dos Anjos

Foto: Flavia dos Anjos

Resultado Elite Masculino

Colocação Nome Estado
1 Felipe G. Camargo São José do Rio Preto – SP
2 Jean Ouriques Belo Horizonte – MG
3 Rafael Passos Brasília-DF

Resultado Elite Feminino

Colocação Nome Estado
1 Luana Riscado Niterói – RJ
2 Maíra Vilas Boas Belo Horizonte – MG
3 Camila Macedo Curitiba – PR

Como foi o evento

Contando com congresso, palestras, oficinas e workshops (todos lotados) o evento foi considerado bom por todos os participantes.

Algumas oficinas como a de  paradas e proteções fixas teve público de mais de 45 pessoas.

Tanto a FEMERJ quanto a CBME não confirmaram oficialmente uma data para a realização da 3º edição, mas estima-se que já há um desejo forte para a realização da mesmo em um futuro próximo.

Como foi o campeonato brasileiro

Sem dúvida o grande destaque do evento foi o campeonato Brasileiro de Boulder da CBME, até mesmo pelo frisson que pode ser acompanhado nas redes sociais.

Contando com os route setters Jimmy Morales do Peru que ao lado de Alexandre Flores e Ralf Cortez comandaram a abertura de vias acompanhados de Silvio Neto, Arthur Estevez e Igor Pelsky.

Este time de 6 route setters foram responsáveis por montar as quase 60 linhas de boulder para o festival.

O campeonato foi disputado em 3 dias intensos que exigiu que cada atleta estivesse focado durante muito tempo, o que elevou o nível de dificuldade dando ares de competição internacional.

Com estrutura de primeiro mundo, e sem precedentes na história de competições no Brasil, teve aprovação tanto de público quanto dos atletas.

Foto: Pedro leite

Foto: Pedro Leite

  • 1º Dia de Campeonato

O primeiro dia foi realizado logo na sexta-feira (feriado de 1º de maio) com duas categorias Juvenil (9 a 12 anos) e Junior (13 a 17 anos ).

Se destacaram nestas duas categorias:

  • João Felipe Barbosa (Resende-RJ) – Campeão Categoria Juvenil Masculino
  • Caroline Nadvorny (Curitiba-PR) – Campeã Categoria Júnior Feminino
  • Pedro Henrique Ferreira (Vitória-ES) – Campeão  Júnior Masculino.

Sem usar os velhos clichês de “promessas” os três mostraram muito talento e bastante habilidade técnica, além de estilo nas movimentações.

  • 2º Dia de Campeonato

O segundo dia de campeonato no período da manhã começou com a eliminatória da categoria “Elite Feminino” com 11 inscritas as quais disputaram 6 vagas para final.

A eliminatória foi realizada  em formato “festival de boulder”, onde todos competem contra todos para acumular pontos por linha completada.

Foram distribuídas 28 linhas de boulder em 5 setores a serem completados em 3 horas de disputa.

Para as finais classificaram-se: Angela Vargas, Andrea Farias, Glauce Ibraim, Camila Macedo, Luana Riscado e Maíra Vilas boas.

À tarde, debaixo que um sol de 40 graus, 27 homens disputaram a eliminatória da categoria Elite Masculina.

As vias que variavam de V1 a V10 e garantiram diversão a todos os participantes que
continuaram tentando as linhas até o último minuto buscando intensamente a classificação para a final.

Os 25 módulo de madeira deram estilo de movimentação aos boulders e exigiram bastante dos participantes.

Para a final, classificaram-se Rafael Pimenta, Melquior Saviotti, Gustavo Veiga, Rafael Passos, Jean Oriques e Felipe Camargo

Foto: Flavia dos Anjos

Foto: Flavia dos Anjos

  • 3º Dia de Campeonato

No último dia, o domingo de tarde as finais femininas e masculinas da categoria Elite aconteceram simultaneamente.

Os 6 finalistas de cada gênero tiveram que escalar 4 boulders bastante exigentes e criativos para disputar os lugares mais altos do pódio.

Abusando de módulos e movimentações inusitadas os route setters motivaram o publico e desafiaram os atletas que tinham que se contorcer para chegar ao topo.

No fim os pódios fecharam respectivamente com Felipe Camargo, Jean Ouriques e Rafael Passos na categoria Elite Masculina.

Na categoria Elite Feminina subiram ao pódio respectivamente Luana Riscado, Maíra Vilas Boas e Camila Macedo.

Foto: Flavia dos Anjos

Foto: Flavia dos Anjos

Quem ajudou

A 2ª Semana Brasileira de Montanhismo e o Campeonato Brasileiro CMBE de Boulder foram realizados pela FEMERJ, e co-realizados pela CBME, com Patrocínio da Adrena Esporte e Aventura, Deuter, e Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar.

A premiação em dinheiro para os vencedores foi oferecida pela FEMERJ.

Os prêmios foram oferecidos pela Deuter, Camelbak e Glaucio Agarras.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.