Saiba como foi a Adventure Sports Fair – Edição 2014

Foto Adventure Sports Fair: http://adventuresportsfair.com.br

Foto: http://adventuresportsfair.com.br

A Adventure Sports Fair é uma feria de negócios e também pode ser vista como o evento de confraternização e encontro de quem vivencia o universo de esportes de Natureza.

Modalidades como Surf, Stand-up paddle, Skate, Mergulho, Snowboard, Montanhismo, Escalada, Corrida de Montanha, excursões de Volta ao mundo, turismo de aventura e muitas outras estavam presentes.

Os principais nomes também estavam desfilando pela feira, seja em palestras ou somente visitando para que fossem feitos contatos para parcerias, negócios ou amizades

Comparando com a edição de 2013 estava inegavelmente menor, com menos marcas e fabricantes, e ligeiramente sem atrações.

Foto Adventure Sports Fair: http://adventuresportsfair.com,.br

Foto: http://adventuresportsfair.com,.br

Importantes marcas que marcaram presença no ano passado como Curtlo, Snake, Hi-Tec, FiveTen, Deuter, Hard Adventure, Guepardo, Goal Zero e GoPRO optaram por não participar do evento de 2014.

Muito deste encolhimento de 40% que era visível pelo espaço comparando o ocupado com o deste ano se deve a um ano atípico para o evento que tem Copa do Mundo de Futebol no Brasil (o que retrai investimentos na área esportiva que não é futebol), além da proximidade de outras grandes feiras à data da Adventure Sports Fair.

Concorrendo com a Adventure Sports Fair houve dois outros eventos na área de turismo que embora não diretamente, colaborou para o esvaziamento da interessados em realizar negócios.

Ficou provado ainda o sucesso do “Board Fair”, espaço reservado para os esportes de prancha, e que em nenhum momento esteve esvaziado (mesmo no dia de abertura que sofreu o impacto das várias manifestações na cidade de São Paulo).

Um pedido realizado a muito tempo foi feito na feira este ano: algumas marcas estavam vendendo o produto com preços atrativos, mas sem muita disponibilidade de modelos, mas mesmo assim deixou o público satisfeito com o que viu e comprou.

Caso algumas marcas optem por além de prestigiar o evento, realizar um bazar dos seus produtos que muitas vezes encalham, já daria outro fôlego para um evento que já começa a mostrar a necessidade de se renovar.

Observou-se muito a presença de pessoas, e até mesmo palestrantes, não usando roupas no estilo outdoor, alguns até mesmo trajando roupas de festa, evidenciando mais ainda a necessidade de renovação do público visitante.

Uma eventual renovação faria bem ao evento, marcas, palestrantes e principalmente aos negócios envolvidos na feira.

No ano anterior houve ainda a exibição de equipamentos que ganharam prêmios no exterior e ainda não estavam disponíveis no evento, o que já não houve a mesma iniciativa este ano.

Outro ponto negativo foi a presença de revistas impressas  com seu conhecido estilo de assediar o visitante para a venda de assinaturas.

Palestras e Oficinas

adventure-fair-Folder

Adventure Sports Fair

As palestras e oficinas da Adventure Sports Fair de 2014 foram mais ecléticas que no ano anterior, apesar de serem em um número menor.

Inegavelmente houve uma procura maior por temas interessantes como: “Acampando na Chuva”, “Montanhismo em Mendoza” e “Super Foods na mochila”, evidenciando o acerto da organização em enxugar a quantidade de oficinas apostando na qualidade.

Por ser um dos patrocinadores do evento a Ecco Talentos levou sua “Tropa de Elite” com palestras mais voltadas para quem procura temas mais motivacionais, com pouca pegada de fato de público outdoor.

Complementado as palestras houve duas palestras ministradas por parte da equipe da Revista Blog de Escalada e que chamou a atenção pelo interesse acima do esperado pelo público.

adventure-fair-Palestra

Adventure Sports Fair

Complementando a estratégia realizada pela organização da Adventure Sports Fair em apostar em diversidade de “tribos outdoor” houve ainda alguns temas até então desconhecidos do público como “Corridas de montanha”, “Mundo Cão” e “Como driblar a falta de patrocínio tradicional e levantar fundos você mesmo”.

Encontro Sites e Blogs de Aventura

Ocorreu também na feira o encontro de sites e blogs de Aventura, no qual foi discutido questões como ética, concorrência , SEO , formação de conteúdo, Redes Sociais e monetização.

Os principais e mais relevantes representantes estavam presentes, com algumas poucas ausências justificadas com antecedência.

A sala destinada para o encontro ficou lotada, mostrando o engajamento de cada um dos participantes que chegaram cedo ao local. Fica a expectativa de que na próxima edição haja um espaço maior, e até mesmo mais tempo para o relevante encontro.

Ironicamente sites que são foco de todos os problemas levantados não compareceram á feira, além de ignorar a existência do evento.

O encontro pode servir ainda de indicação a eventos voltados para sites de internet como YouPix e Campus Party de como o segmento de blogs e sites de aventura cresceu.

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.