No mercado da escalada existem vários produtos que visam servir como um “Clip Stick”.
O “Clip Stick” é uma técnica de se equipar desde o chão uma ou mais proteções de uma via em que, por algum motivo de precaução o escalador opta por não o fazer escalando.
Este tipo de artifício é muito popular entre escaladores esportivos.
Visando facilitar a vida de quem recorre a este método corriqueiramente, alguns fabricantes introduziram no mercado equipamentos que facilitam a vida do escalador.
Produtos como “Superclip” e similares podem facilmente serem comprados em lojas no estrangeiro (ainda não há notícias de lojas que comercializam o produto por aqui)
Porém se você tem habilidade com alicates , e possui arames de cerca de fazenda em casa é possivel fabricar um.
Acompanhe abaixo como montar o seu próprio “Clip Stick”
1 – Corte uma parte do seu arame
2 – Dobre em “U” a parte que irá segurar o gatilho do mosquetão
3 – Dobre a parte que irá segurar o mosquetão

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.