Saco de dormir: Existe diferença entre masculino e feminino?

Você sabe escolher um saco de dormir? Antes que qualquer pessoa proteste, no universo da moda existe, já muito tempo, diferenças entre roupas masculinas e femininas. Basta dar uma volta em qualquer loja de roupas e equipamentos para perceber que há sim diferenças, às vezes grandes outras discretas, entre modelos destinados a homens e mulheres.

A tabela de medidas surgiu com a evolução histórica da construção do vestuário a partir do século XVIII. Ao longo do tempo esta tabela teve mudanças e a Organização Internacional para Padronização (ISO), em 1968 determinou que as medidas de roupas deveriam ser proporcionais aos biotipos de cada país. Assim, cada lugar usa uma fórmula.

Para se ter uma ideia de como não é simples estabelecer as medidas padronizadas de corpos, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que integra a ISO no Brasil, criou comitês específicos para definir tabelas referenciais de medidas do corpo humano.

O (a) leitor (a) mais atento irá argumentar que um saco de dormir não é exatamente uma roupa e, por isso, não possui modelos específicos para homens e mulheres. Para o público comum pode parecer, mas não é assim que a indústria de equipamentos oudoor enxerga.

Como escolher o melhor saco de dormir

Quem está na loja procurando por um saco de dormir se depara com os diferentes tipos: múmia ou retangular. Os critérios para a escolha de um saco de dormir é explicado de maneira completa no artigo Como escolher um saco de dormir, o qual é considerado pelo público como o mais completo da internet brasileira.

Além do formato é necessário também considerar a classificação de temperatura para não acabar tremendo a noite toda em um saco de 15°C em temperaturas abaixo de zero. Para saber mais sobre os tipos de temperatura, confira o artigo Temperaturas de sacos de dormir e isolantes: O fundamental para saber enfrentar o frio.

Para alguns equipamentos outdoor, itens específicos para cada gênero podem fazer mais sentido do que outros como calças de trekking para homens e mulheres podem ter adaptações diferentes, enquanto uma meia de trekking funciona muito bem no pé de qualquer pessoa.

Mas existe uma outra peculiaridade que nenhum site aborda em profundidade: sacos de dormir femininos versus masculinos. Existe realmente alguma diferença entre eles?

Existe diferença entre os sacos de dormir masculinos e femininos?

Existem várias diferenças entre os sacos de dormir femininos e masculinos quando se trata de fatores como tamanho, forma, peso e classificação de temperatura. Isso não significa necessariamente que cada indivíduo tenha que comprar de acordo com seu gênero.

Essas diferenças são baseadas em suposições feitas ao observar a forma e o tamanho médios de cada pessoa, então é necessário analisar as diferenças e explicar o que elas realmente significam para o cliente. A diferença inicial se deve ao formato.

Os dois tipos de saco de dormir (sarcófago ou quadrado) provavelmente terão uma forma ligeiramente diferente, com um saco de dormir feminino um pouco mais largo nos quadris e mais estreito nos ombros e o masculino um pouco mais aerodinâmico.

Obviamente, isso pressupõe uma certa forma de corpo que uma pessoa pode não ter, então talvez seja melhor pensar não como “feminino” versus “masculino” mas naquele que parece explicar melhor ao corpo de quem deseja adquirir o produto

Importante lembrar que um saco de dormir com muito espaço extra (para os lados e para os extremos) será mais difícil de aquecer. Por outro lado há a sensação de conforto, que quando se está apertado e sem mover (especialmente se a pessoa tem o costume de dormir de lado).

Comprimento e peso dos sacos de dormir

saco de dormir

Os sacos de dormir masculinos são geralmente mais longos do que os femininos em cerca de 15 centímetros. A medida é em função da altura média dos homens em relação às mulheres. De acordo com estudos em relação à média da população, os homens são maiores 15 centímetros que as mulheres.

Os modelos femininos geralmente vêm em apenas um tamanho, destinadas a uma pessoa de 1,70 metros de altura, enquanto os modelos masculinos podem ter algumas opções. Lembre-se: para uma uma mulher mais alta alta que o padrão ou um homem baixo, só necessitam saber que o saco de dormir é longo o suficiente para o seu corpo.

Lembre-se que por causa do tamanho do saco de dormir, assim como a temperatura que ele suporta, causa impacto no peso. Para uma caminhada longa, ou até mesmo de vários dias, isso pode fazer com que seja agonizante em determinadas situações.

Como geralmente se supõe que as mulheres sentem mais frio (o hormônio estrogênio contribui para tornar os vasos sanguíneos mais suscetíveis ao frio), os sacos de dormir femininos tendem a ter mais isolamento, o que os torna um pouco mais pesados. Independentemente do seu gênero, se alguém não quer dormir com frio, tem de estar disposto a aceitar o peso extra e ficar aquecido em um modelo feminino.

Por outro lado, se alguém está planejando um acampamento ultraleve pode preferir um saco de dormir modelo masculina mais leve.

Temperaturas do saco de dormir

saco de dormir

Há pessoas que possuem pensamento simplista, buscando enxergar algo levando em conta somente um único aspecto, este tipo de pensamento não pode ser aplicado nas temperaturas do saco de dormir. O artigo Temperaturas de sacos de dormir e isolantes: O fundamental para saber enfrentar o frio esclarece bastante sobre a particularidade de cada indivíduo, homem ou mulher, quando o tema é “sentir frio”.

A classificação de temperatura pode parecer apetas valores em uma tabela, mas elas variam entre sacos de dormir femininos e masculinos. Isso porque a classificação de temperatura em um saco de dormir feminino se refere à sua classificação de conforto (como em qual é a temperatura ideal para sentir confortável).

Usualmente as marcas colocam nos sacos de dormir masculinos a temperatura limite. Não é uma regra, mas é comum.

Além disso, alguns modelos femininos têm mais isolamento em certas áreas onde uma pessoa desse gênero pode sentir frio (como na parte dos pés).

Detalhe Modelo Feminino Modelo Masculino
Forma Mais largo ao redor dos quadris, mais estreito ao redor dos ombros Predominantemente reto
Comprimento Geralmente um tamanho (1,70 m) Tamanhos de 1,60 a 1,90 m
Peso Um pouco mais pesado, devido ao isolamento extra Um pouco mais leve, devido à ausência de isolamento extra
Temperatura Refere-se à classificação de temperatura de conforto Refere-se à classificação de temperatura limite

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.