Russos descartaram a participação em competições do IFSC até pelo menos junho

Russos não irão participar de competições internacionais nesse semestre. Na última quarta-feira, o conselho da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) decidiu adiar a decisão de que russos poderiam competir em eventos da entidade até junho.

O adiamento foi feito na Assembleia Geral da IFSC em Cingapura na última sexta feira. Na prática, isso significa que o único caminho para que russos se classificarem para as Olimpíadas de Paris 2024 será pelos Campeonatos Mundial e Europeu. Ao menos em teoria, essa ausência também poderia aumentar a possibilidade de que sul-americanos possam ambicionar a uma vaga para as Olimpíadas.

Na reunião da IFSC, as preocupações de segurança e organização foram mencionadas pelas federações anfitriãs. O caso da escaladora iraniana Elnaz Rekabi foi debatido e, ao que parece, algumas medidas de segurança para os atletas serão implementadas.

Conforme foi detalhado em primeira mão para a América Latina pela Revista Blog de Escalada, para se qualificar para a série olímpica em 2024, atletas deve fazer pelo menos uma etapa na Copa do Mundo de Escalada em cada disciplina e a última competição de bouldering em 2023 será em Innsbruck, Áustria, em 14 de junho.

O COI também anunciou na última quinta-feira que sua decisão sobre se os atletas russos poderão participar em Paris terá que esperar alguns meses.

Campeonato Mundial 2025 será em Seoul

Na Assembleia Geral da IFSC também foi anunciado que a capital sul-coreana, Seul, sediará o Campeonato Mundial de Escalada de 2025, depois que a Assembleia Geral concedeu os direitos de hospedagem à Federação Alpina da Coreia (KAF).

Seul fez sua estreia no circuito da Copa do Mundo IFSC em 2022, recebendo as disciplinas de Boulder e velocidade ​​em maio, a segunda parada do calendário de 2022. A cidade também sediará um evento da Copa do Mundo pelo segundo ano consecutivo no final de abril de 2023, antes que o principal evento juvenil, o Campeonato Mundial Juvenil de Escalada, aconteça na cidade de 18 a 27 de agosto de 2023.

O Campeonato Mundial de Escalada e Paraescalada IFSC de 2023 está programado para acontecer na capital suíça de Berna de 1 a 12 de agosto de 2023 e oferecerá as primeiras oportunidades de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Mais um mandato para Scolaris

Foto: Getty Images

A Assembleia Geral do IFSC em Cingapura também votou a favor de uma proposta de exceção que permitiria ao atual presidente Marco Scolaris se candidatar novamente para um mandato nas eleições gerais de 2025. Este seriam, em tese, o último mandato do italiano, que está a quase 15 anos no cargo.

Quando a IFSC foi fundada em 2007, Scolaris foi nomeado presidente em 2009. Juntamente com a votação da Presidência, as Federações solicitaram um plano de sucessão ao Conselho Executivo do IFSC que garantiria uma transição suave quando a nova liderança fosse confirmada.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.