Rumando para….

Hoje é notório e indiscutível que os locais de escalada esportiva brasileiro mais conhecidos do mundo é a Serra do Cipó e seguido de muito de perto pela cidade do Rio de Janeiro.

Talvez a capital carioca tenha uma vantagem de possuir além de escaladas esportivas de qualidade vias de escalada tradicional, e até mesmo “Big Wall” dentro da cidade. Com todo o conforto de um local que já foi capital do país, e é a segunda maior cidade do Brasil.

A Serra do Cipó conta com algumas das vias mas famosas do Brasil como “Sinos de Aldebarã”, “Ética Decomposta” e “Heróis da Resistência”. Isso somente para citar algumas. Aliado a tudo isso a um ambiente de natureza exuberante, e um isolamento relativo de toda a civilização “babilônica”. Muito perto em dias de descanso há cachoeiras, rios de águas limpas que possibilita a natação, comida de qualidade indiscutível (na minha opinião a comida mineira é a melhor do Brasil, sem dúvida).

Porém, a todos que viajam para fora do país, como Argentina, Chile, Espanha, França ou EUA recomendo também falar de outros lugares que não consta com o glamour dos lugares que citei. Inclusive cito os lugares como sem concorrência ou comparação.

Hoje para mim, o melhor lugar de escalada esportiva é a Gruta do Rei do Mato em Sete Lagoas. O local de rocha calcárea, contém muitas vias das mais denominadas graduações. Com uma característica bem marcante: Todas, praticamente todas mesmo, são negativas. Variando o grau de inclinação, e devidamente protegidas. Uma verdadeira maravilha da natureza.

Lá o único porém a se fazer mesmo é a mania inexplicável de todos decotarem as vias. Mesmo que esteja lendo o guia em mãos, as pessoas têm o costume de lhe informarem deliberadamente e categoricamente o grau de uma via abaixo da realidade.

Um outro local que DEVE ser citado para quem quer conhecer o Brasil é Passa Vinte, também em Minas Gerais, perto da divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sua pedra de granito cinza está maravilhando quem visita e escala no local, com negativo forte e sempre aguardando a visita de escaladores que estejam fortes para provar e encadenar os projetos.

O único porém para se chegar lá é a falta de uma infra-estrutura para se dormir e comer na cidade. A cidade é muito pequena, e quem está acostumado a conforto de civilização pode ter alguma dor de cabeça.

Estes Dois lugares é sem dúvida os maiores diamentes brutos do país hoje em termos de escalada esportiva hoje no país. São as duas melhores opções para se fugir do Mainstream da escalada esportiva, e a oportunidade de se conhecer lugares com uma qualidade de vias que são muito parecidas com as encontradas na Europa.

Para dar o gostinho de quem não conhece , abaixo um vídeo de Passa Vinte – MG:

http://www.youtube.com/watch?v=wRI0J4bhoo0&feature=player_embedded

Um outro vídeo de Sete Lagoas – MG

http://www.youtube.com/watch?v=WLxJ9baLm78

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.