Rua de Nova York será batizada o mesmo nome de Sherpa no Dia Internacional do Everest

Em 29 de maio de 2023, uma seção da 75th Street no bairro de Woodside em Queens, em Nova York, será co-nomeada de “Tenzing Norgay Sherpa Way” em homenagem ao montanhista nepalês Tenzing Norgay. A seção da rua com o mesmo nome se estende da Broadway a Woodside e é densamente povoada por imigrantes nepaleses.

A cerimônia de nomeação marcará o 70º aniversário da ascensão histórica de Norgay ao Monte Everest com o neozelandês Edmund Hillary 1953. Norgay morreu em 1986 aos 71 anos, enquanto Hillary faleceu em 2008 aos 88 anos.

O evento está sendo organizado pela US Nepal Climbers Association e United Sherpa Association, com o apoio de outras associações nepalesas. Um festival de rua também acontecerá no dia da cerimônia, com apresentações culturais de várias regiões do Nepal. O festival, intitulado “Sea to Summit”, visa promover o turismo no Nepal.

Pasang Sherpa, o segundo vice-presidente da US Nepal Climbers Association e coordenador do programa, que escalou o Everest sete vezes, expressou seu orgulho pelo co-nome da rua em homenagem a Norgay.

O esforço para dar à rua o nome de Norgay já dura vários anos. Em 2017, a United Sherpa Association propôs co-nomear a 75th Street para refletir o Nepal. A proposta na época incluía vários nomes possíveis, incluindo Nepal Street, Sagarmatha Street, Gautam Buddha Street e Lumbini Street.

No entanto, demorou vários anos para que a proposta ganhasse força e para que o co-nome da rua com o nome de Norgay se tornasse realidade. O estado de Nova York já havia declarado 29 de maio como o Dia do Monte Everest, aprovando uma resolução sob a liderança do presidente da US Nepal Climbers Association, Passang Nima Sherpa.

O que é um co-nome nos EUA

Rua de Nova York

Na cidade de Nova York a prática de co-nomear é comum e também cercada de polêmica. Na prática significa que a rua, que já possui número e é designada usualmente por números, durante um determinado trecho recebe um segundo nome.

O determinado trecho, que geralmente é compreendido pelo tamanho de um quarteirão, recebe o co-nome seguido de adjetivos como “way” (caminho), “alley” (beco), “place” (lugar), entre outros, ficando em uma placa padronizada abaixo do nome oficial da rua. Áreas que já possuem co-nomes não podem ser co-nomeadas novamente.

O processo de organizar uma co-nomeação pode ser complicado e geralmente envolve passar pelo conselho da comunidade local e pela Câmara Municipal.

Todos os pedidos de co-nome devem ser ouvidos pelo Livable Streets Committee ​​antes que todo o Conselho possa votar. O Comitê se reúne na 4ª terça-feira de cada mês, entre setembro e junho. Se o pedido de co-nome não obtiver a aprovação, o Conselho não votará o pedido.

No entanto, se o comitê votar para apoiar sua solicitação de co-nome, todo o Conselho votará sobre o pedido na próxima assembleia geral após a audiência/votação do Comitê. Na cidade de Nova York, cerca de 2.000 ruas nos últimos 30 anos receberam um nome adicional.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.