Roubo a escaladores Maria Antônia foi impedido

Roubos na escalada não são incomuns. Já presenciei várias vezes situações desagradaveis como roubo de carro, equipamento e até mesmo mochilas em albergues.

Mesmo em locais como o caminho de santiago já presenciei reclamações de roubos e assaltos.

O relato abaixo do escalador Leandro Montoya teve um desfecho do que muitos noticiam.

Por Leandro Montoya Estevam

Domingo 24/10 partimos eu, lygia, Minami e Chang de Sampa em direção à Maria Antônia, em Pedra Bela região de Socorro.

Chegamos na base das vias por volta das 10:30h e encontramos um par de escaladores na via Mãe de Ouro e um cheiro forte de carniça!

Uma cabra ou bode deve ter caído lá de cima da Montanha e os Urubus faziam a festa. As vias que planejamos entrar estavam justamente na trila onde havia restos do bote.

Fizemos duas duplas em cordadas paralelas para acessar o plato que da acesso às vias mais esportivas.

A partir do platô unimos as cordadas e seguimos pela via 14. Foram mais 3 cordadas e chegamos no o cume amplo. Fizemos um lanchinho e preparamos para descer, o tempo virou.

No Rapel pegamos chuva e bem forte até, que cessou quando a gente chegou na trilha, foi uma sequência de 3 rapeis com corda dupla.

Aqui começa a parte relevante e triste, pois o carro foi arrombado pelo vidro do motorista. O ladrão levara o Iphone da Lygia e o Tenis do Chang, mais nada.

Inclusive os moveis novinhos do Minami ficaram no porta malas, e as carteiras da lygia e minha tb nao levaram.

Um pouco triste voltamos até Bragança quando finalmente, através de outro Iphone, consegui localizar a posição geográfica do Celular da Lygia através daquele aplicativo Find My Iphone, que mostra a posição no mapa do aparelho perdido ou roubado.

Da delegacia de Bragança, por telefone, conversamos com o Cabo Eder e soldado Egídio, PMs que atuam na jurisdição de Pedra Bela e passamos exatamente que casa onde supostamente estaria o celular.

Muito prestativos os PMs foram até o local e tinha um bar. O PM que já tinha a descrição dos itens roubados chamou um suspeito para fora:

– Ei Roberto, porra, mas já ta usando o tenis do cara meu.

E prendeu em flagrante o ladrão Roberto que já tava desfilando com o Tenis do Chang. O celular foi encontrado na casa ao lado de onde mostrava o GPS (pois tem uma margem de erro).

Finalmente tivemos que voltar para Pedra Bela, e fazer todo procedimento da delegacia, saímos de lá mais de 23:30h acabados.

O ladrão foi preso em flagrante, e já ficou enjaulado.

Uma boa notícia para escaladores. Há menos de um mês houve outro caso de furto de veiculos no pé do Maria Antônia, também de escaladores.

Não tivemos notícias se os outros escaladores que estava na cordada da via Mãe de Ouro tiveram ou nao seu veículo roubado, pois eles partiram antes da gente da base das vias

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.