Rio de Janeiro sediará evento de competição de escalada de velocidade em 2020

Um evento batizado de “escalada de velocidade” será realizado no Caminho Niemeyer, em Niterói-RJ, em 12 de janeiro de 2020. O evento irá reunir os mais destacados atletas brasileiros e internacionais da modalidade e terá entrada gratuita ao público, além de transmissão no programa “Verão Espetacular”, exibido pela TV Globo.

Entre atletas estrangeiros e nacionais, já estão confirmados os nomes dos brasileiros Cesar Grosso, Lucca Macedo, Camila Macedo e Luana Riscado. O evento também contará com a presença de atletas internacionais, como a polonesa Aleksandra Kalucka, as russas Mariia Krasavina e Elizaveta Ivanova.

Comparecerão também no “escalada de velocidade“os russos Vladislav Deulin e Stanislav Kokorin.

escalada de velocidade

escalada de velocidade

“Nosso objetivo é ajudar a incentivar a modalidade que ainda é desconhecida pela população, mostrando que é acessível a todos”, afirmou Bernardo Fonseca, CEO da X3M Brasil, empresa organizadora do evento.

No Brasil, ainda, não existe nenhuma estrutura homologada pela International Federation of Sport Climbing (IFSC). Portanto o evento é uma oportunidade única de verificar a expertise de atletas brasileiros e observar a performance de grandes estrelas internacionais da modalidade.

O evento Escalada de Velocidade tem patrocínio do Bradesco, Rexona, Piracanjuba, Hoteis.com e Prefeitura de Niterói.

Para maiores informações: https://www.x3mbrasil.com

Parede de escalada

escalada de velocidade

escalada de velocidade

De acordo com as regras estabelecidas pelo IFSC as paredes de escalada a parede devem ser levemente inclinadas, não sendo totalmente vertical. Entretanto para que as competições sejam homologadas, somente algumas empresas são credenciadas a construí-las.

No total são 10 empresas, distribuídas ao redor do mundo, que possuem o “selo de padrão IFSC” (nos moldes semelhantes ao conhecido “padrão FIFA”). As empresas agraciadas com o reconhecimento do IFSC, construíram paredes oficiais nos seguintes: Canadá, China, Reino Unido, Itália, Coreia, Peru, Polônia, EUA, Japão e Índia.

Estas são as únicas paredes para escalada em velocidade do mundo que estão credenciadas a serem utilizadas para aferição de quebras de recordes de velocidade. Somente quatro empresas em todo o mundo estão reconhecidas como oficiais pelo IFSC, que desde 2014 se recusa a reconhecer como oficial caso não seja dos construtores oficiais.

Todas as regras de uma competição oficial IFSC pode ser conferido em seus documentos oficiais.

escalada de velocidade

escalada de velocidade

As empresas reconhecidas pelo IFSC, as quais seguem o padrão IFSC de muros de competições, são: Climb Korea Ltd, Entre-Prises, Discovery e Sint Roc. Na América do Sul não há nenhuma empresa certificada pelo IFSC para a construção de paredes ou mesmo de um muro para treinamentos de escalada de velocidade.

Os muros de competições de velocidade possuem 15 metros de altura e as agarras utilizadas são diferenciadas das que são usadas em competições de boulder e vias guiadas. O formato das agarras é único e, de acordo com os parâmetros divulgados na página oficial do IFSC, é fabricada e comercializada por uma única empresa.

Há nos bastidores uma movimentação de alguns fabricantes de agarras de escalada, criar um processo legal para que impeça este tipo de determinação que beneficia somente uma empresa.

Para saber mais sobre escalada de velocidade: https://blogdescalada.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.