A cidade do Rio de Janeiro irá inaugurar oficialmente a ampliação da Trilha Transcarioca, percurso que se tornará o maior do Brasil. Atualmente com 100 km, o percurso totalizará 180 km de extensão, ligado a Barra de Guaratiba (bairro litorâneo da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro) ao Pão de Açúcar (complexo de morros localizado no bairro carioca Urca) e passará por quatro parques naturais municipais da cidade do Rio de Janeiro, unindo áreas remanescentes de Mata Atlântica.
Dentre os atrativos da Trilha Transcarioca estão :
- Parque Natural Municipal de Grumari
- Parque Estadual da Pedra Branca
- Parque Nacional da Tijuca
- Parque Natural Municipal da Catacumba
- Parque Natural Municipal da Paisagem Carioca
- Monumento Natural Municipal dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca
- Área de Preservação Ambiental e Recuperação Urbana Municipal do Alto da Boa Vista
Há mais de cem pontos de acesso à Trilha Transcarioca e percorrer-la é gratuito.
Considerando que um praticante de trekking realiza, em média, de 25 a 30 km, o percurso total (sem dias de descanso) demoraria, aproximadamente, nove dias. No percurso, com relevo predominantemente montanhoso, há trechos íngremes como:
- Pico da Pedra Branca (1.024 m)
- Pico da Tijuca (1.021 metros)
- Serra da Carioca (710 metros)
- Pão de Açúcar (396 m)
- Serra dos Pretos-Forros & Covanca
História da Trilha Transcarioca
A ideia da criação da Trilha Transcarioca, entretanto, não é nova e foi idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, especialista em Unidades de Conservação Urbanas e autor do livro “Trilhas do Rio“, ha mais de 20 anos quando nas horas livres vislumbrou a possibilidade da criação. Nestas horas livres Menezes começou a explorar em seus trekkings o que ele mesmo batizou de Trilha Transcarioca.
Ao longo do tempo o traçado foi elaborado por um grupo de trabalho formado por gestores das unidades de conservação envolvidas no percurso e por técnicos do ICMBio, INEA e SMAC, membros da Conservação Internacional (CI) e montanhistas voluntários conhecedores do caminhos das unidades abrangidas.
A data da oficialização do percurso e o site oficial, assim como um mini documentário sobre a Trilha Transcarioca, serão lançados no dia 11 de fevereiro próximos.
Para mais detalhes: http://www.trilhatranscarioca.com.br/
Vejo a Trilha Transcarioca não apenas como uma trilha de longo curso, vejo como a maior ferramenta de conservação da cidade..onde temos alguns mil voluntários atuantes fazendo algo por essa sociedade…deixar um legado..tudo que gira entorno da trilha desde conservação, emprego e renda, turismo, educação ambiental etc..é algo mágico e grandioso..tem muita coisa ruim acontecendo em nossa cidade..e quando chega algo dessa magnitude ..é tirar o chapéu e fazer a nossa parte..BEM VINDA TRILHA TRANSCARIOCA
Boa iniciativa. Pra nós que fazemos trilhas. Um percurso com vistas magníficas e perfeitas.
Belíssima inciativa, o Rio merecia este levantamento de trilhas e oficializar.
Ganha o morador carioca o turista e a imagem do Rio.