Voltado para escaladores em toda a Austrália, a revista “Rock” não existirá mais a partir do próximo mês.
A revista impressa anunciou o fechamento esta semana.
Por meio de um editorial sua concorrente “Vertical Life” intitulado Fim de uma era” (“End of era” em inglês) fez uma homenagem.
O encerramento da publicação da revista, entretanto , segue a tendência (inevitável) de mercado.
No ano passado foi a americana “Urban Climber” a encerrar os serviços.
A revista americana”Alpinist” foi cancelada mas retornou semanas depois de ser comprada por uma loja de equipamentos.
Apenas sobreviverá as revistas impressas que fizerem a transição para as atuais necessidades de público e mercado.
A revista que ignorar a existência da internet, e tentar apenas concorrer com ela corre perigo de exisxtir.
Revistas que apenas retratam de maneira superficial assuntos como “estilo de vida” e/ou se dedicam a traduzirem reportagens já foram lidas (e divulgadas na internet ) são as mais fortes candidatas a fecharem.
Inclui aí revistas de franquias.
Antes que apareçam defensores das revistas impressas, a análise acima não é do Blog de Escalada, e sim já foi publicada em um livro.
Esta análise é feita por Ken Doctor em seu livro “Newsnomics” que estabelece que tipo de publicações irão sobreviver à era da informação digital.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Galera o trabalho de vocês é muito legal mas vejo frequentemente erros de português nos textos, coisas que uma pequena revisão seria o suficiente para isso. Prestem atenção.