Reviravolta no K2: Sherpas novamente autorizados a entrar no Paquistão

Como parte das restrições impostas para limitar a disseminação do vírus de COVID-19, as autoridades paquistanesas fecharam suas fronteiras aos nepaleses. Primeiras vítimas dessas regulamentações sanitárias: as expedições ao Karakoram, em especial ao K2 (8.611 m).

O motivo: sem os sherpas (a maior parte com nacionalidade nepalesa), os operadores das expedições, em particular as montanhas de 8.000 no Paquistão, careciam de mão de obra. Com o K2 passando por uma ‘everestização’ forte, a economia do Paquistão seria fortemente impactada.

Acaba de ser publicado um novo decreto autorizando finalmente os “High Altitude Porters of Nepal”. Leia-se: os sherpas. Portanto, as demandas urgentes dos operadores dependentes de sherpas para administrar seus negócios deram frutos.

O único problema é que o tempo está passando e as condições para essa autorização são inúmeras. Começando com vacinação e quarentena de 10 dias. A demora para conseguir um assento disponível em um vôo para o Paquistão e, em seguida, esperar 10 dias antes de voltar ao acampamento base pode encarecer consideravelmente o montanhismo no país em 2021.

Além disso, leva alguns dias para chegar ao pé das montanhas da região Baltoro. Uma chegada ao sopé das montanhas é, portanto, possível no início de julho, não antes. Depois que o Paquistão proibiu os cidadãos nepaleses por causa do COVID-19, a maioria dos fornecedores do Nepal, dos EUA e da Europa cancelou suas viagens.

Isso criou incerteza e decepção para os clientes “com todos os serviços incluídos”, mas abriu oportunidades para escaladores autossuficientes que queriam uma experiência mais pura. Como a temporada já começou, os operadores nepaleses provavelmente não terão tempo para organizar grandes expedições comerciais.

Resta saber se as operadoras que cancelaram seus programas nos últimos dias vão reverter sua decisão.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.