No início da semana foi noticiado nos principais veículos de imprensa do mundo que um homem tinha escalado em estilo solo o edifício “The Shard”, um dos edifícios mais altos da Europa. Também conhecido como “Shard of Glass”, o “The Shard” é um arranha-céu em forma de pirâmide inaugurado em 2012 na cidade de Londres e possui mais de 310 metros de altura. A notícia foi veiculada em primeira mão para o Brasil pela Revista Blog de Escalada.
No dia de ontem o nome do escalador foi divulgado para a imprensa. Trata-se de George King, de 19 anos, escalador britânico e que levou aproximadamente 45 minutos para fazer a escalda. De acordo cm king, este era um sonho desde a primeira vez que ele viu o prédio em uma viagem a Londres quando tinha apenas 13 anos. Desde então, George estava planejando e se preparando para a oportunidade.
Para a infelicidade de King, ele não foi capaz de completar toda a subida do prédio, pois policiais estavam o esperando no 95º andar. A força policial “persuadiu” o escalador a entrar no edifício depois de alguns minutos de conversa. Curiosamente, enquanto ele mostrou forte arrependimento por suas ações, os oficiais decidiram não prendê-lo. A polícia informou ainda que não havia nenhuma lei quebrada pela escalada. Entretanto, os policiais aproveitaram para alertar que isso não significa que outros escaladores não têm carta-branca para tentar subir outros edifícios.
No final do dia da façanha, George King postou em sua conta no Instagram vídeos e fotos da escalada.
Ver essa foto no Instagram
Esta não é a primeira vez que o “The Shard” foi escalado. No ano de 2013, um grupo de ativistas do Greenpeace (organização não governamental ambiental) escalou o prédio para chamar a atenção para a perfuração de petróleo na Rússia e Alasca.
Porém o “The Shard” não é o único edifício cobiçado por escaladores na capital inglesa. Outros edifícios também foram escalados por toda Londres, incluindo a “Tower Bridge” 65 metros , “One Canda Square” de 234 metros) e a “Heron Tower” 230 metros.
Cada um deles foi escalado nos últimos dois anos, geralmente como parte de um truque de mídia social ou algum tipo.