Restos de montanhista desaparecido há 38 anos são encontrados nos EUA

Acredita-se que os restos mortais encontrados no Rocky Mountain National Park, no estado norte-americano do Colorado, no ano passado sejam de um homem que desapareceu no parque há quase 40 anos. Em 13 de fevereiro de 1983, Rudi Moder, um alemão que morava na cidade de Fort Collins e descrito como um montanhista de inverno experiente, saiu para uma viagem de esqui de duas a três noites.

Rudi Moder, que tinha 27 anos à época, foi relatado como desaparecido por seu colega de quarto seis dias depois, mas os primeiros esforços de busca e investigação foram limitados pela forte nevasca. Um esconderijo de comida e um buraco na neve com o saco de dormir (usado para bivaque) de Moder e outros equipamentos e itens foram encontrados, mas nenhum outro sinal do montanhista foi encontrado nas buscas.

Em agosto de 2020, uma ossada foi descoberta por um praticante de trekking na área de Skeleton Gulch, perto dos destroços de uma avalanche. Os guardas florestais conduziram uma investigação inicial no local, mas não puderam concluí-la devido aos fechamentos e mudanças de prioridades causadas por incêndios qu aconteceram no local

Devido à neve, os guardas-florestais não puderam retornar até o verão, quando encontraram esquis, bastões e botas, junto com restos de objetos pessoais que se acredita pertencerem a Rudi Moder. O escritório do Grand County Coroner tentou confirmar a identificação por meio de registros odontológicos, mas os resultados foram inconclusivos.

As autoridades trabalharam extensivamente com o governo alemão para repatriação, notificação à família e análise de registros dentários. “Nas décadas que se seguiram ao desaparecimento de Rudi Moder, os esforços de busca continuaram periodicamente pela equipe do Rocky Mountain National Park e equipes de Busca e Resgate do Condado de Larimer”, disseram à imprensa oficiais do parque em um comunicado. “A descoberta e recuperação dos restos mortais de Rudi Moder encerram um caso arquivado de quase quatro décadas”, concluiu o comunicado.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.