Turista paulista é resgatado na Serra Fina após ficar perdido

Um turista paulista, de 29 anos e que não teve a sua identidade revelada pelo corpo de bombeiros, foi resgatado ontem depois de se perder na Serra Fina. As buscas foram feitas com o auxílio do Helicóptero Arcanjo.

De acordo com o que relatou o Corpo de Bombeiros, o turista havia se perdido no dia anterior, enquanto atravessava a trilha da Serra Fina. A notícia foi vinculada pelo Portal G1 e confirmada pela Revista Blog de Escalada.

O turista foi encontrado consciente sem qualquer problema físico, no Pico Cupim de Boi. Uma foto, tirada pelo corpo de bombeiros, foi disponibilizada.

Este foi o terceiro resgate de pessoas na Serra Fina na temporada de 2019. No início do mês uma mulher de 53 anos teve de ser resgatada na Serra Fina após sofrer um mal súbito. No mês de junho, um turista do Paraná sentiu dores abdominais, e também teve de ser resgatado.

Com a popularização, e a consequente banalização, da travessia da Serra Fina, considerada uma das mais difíceis e tradicionais do Brasil, os resgates de helicóptero estão sendo cada vez mais comuns. Infelizmente por vários motivos, desde os emergenciais aos de turistas despreparados perdidos na trilha por desconhecimento em técnicas de navegação. Para a temporada de 2019 a expectativa é de que haja um aumento do número de resgates em relação a 2018.

De acordo com o gestor e proprietário de uma das RPPNs que preservam a Serra Fina, José Sávio Monteiro, a preocupação com a preservação natural da região e com a segurança das pessoas que percorrem suas trilhas tem aumentado a cada resgate realizado na região. Monteiro estuda encontrar um denominador comum com outros proprietários de RPPNs utilizadas na travessia, junto do corpo de bombeiros, para uma solução do problema.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.