A história do resgate dos montanhistas mortos nos Andes peruanos

No início da semana uma fatalidade tirou as vidas de dois montanhistas argentinos, Juan Pablo Cano e Ian Schwer, enquanto escalavam o Nevado Caraz (6.025 m) nos Andes peruanos, na região de Ancash. O acidente ocorreu na Cordilheira Branca. De acordo com informações divulgadas pelas autoridades peruanas, os escaladores caíram durante a escalada de uma parede de gelo no domingo, e seus corpos precisaram ser resgatados em uma operação delicada.

Ian Schwer era um conhecido escalador e guia de Bariloche e Juan Pablo Cano era guia de montanha da província argentina de Santa Fé. Todos que em Bariloche fizeram a caminhada até o Frey, o mais popular dos abrigos de montanha da cidade, conheciam Ian Schwer, que trabalhava no refúgio da montanha.

Ian Shwer | Foto: Irmãos Pou

Infelizmente, a morte de escaladores é comum nesta região, onde estão algumas das montanhas mais desafiadoras da América do Sul. “Conseguimos para resgatar os corpos dos dois escaladores argentinos que morreram durante a tentativa de escalar o Nevado Caraz “, afirmou à imprensa o major Gilmer Torres, da polícia de Alta Montaña de Huaraz.

“Os argentinos morreram durante a tentativa de escalar uma parede de gelo nevado, quando as ancoragens cederam e amos caíram”, acrescentou Torres. Uma outra hipótese levantada pelas autoridades peruanas, é a de que os montanhistas foram atingidos por um bloco de gelo que caiu da montanha enquanto escalavam. Os corpos foram resgatados no domingo e levados ao necrotério da cidade de Huaraz, a 400 km ao norte de Lima.

Juan Pablo Cano | Foto: Irmãos Pou

Participaram do resgate dos corpos os escaladores espanhóis conhecidos como Irmãos Pou. Os irmãos Pou são dois montanhistas de alto desempenho que constantemente estão quebrando recordes e estabelecendo marcas importantes no esporte. A lista de ascensões dos irmãos Pou é extensa e corrobora o fato de que a dupla faz parte da elite do montanhismo mundial.

A dupla é respeitada e considerada por vários meios de comunicação de todo o mundo, como escaladores de vanguarda, tendo estabelecido escaladas de alta dificuldade nos sete continentes, incluindo expedições complexas a locais inóspitos do planeta como Himalaia, Polo Norte e Polo Sul.

Leia abaixo o relato do resgate enviado pelos Irmãos Pou à imprensa internacional

O relato

Foto: Irmãos Pou

Esta expedição no Peru, embora em termos esportivos tenha sido das mais bem-sucedidas, os acontecimentos dos últimos dias, com a morte no Nevado Caraz de Ian e Juanpi da Argentina, com posterior resgate, perturbou o equilíbrio emocional no nível pessoal de uma maneira evidente.

É conhecido por todos o nosso relacionamento especial com a América do Sul e, mais especificamente, com a Argentina, um país em que temos feito muitas atividades e que visitamos oito vezes.

Por um acaso da vida, não havíamos cruzado com Ian e Juanpi até esta ocasião, em que tivemos o prazer de conviver com eles, durante quinze dias em uma bela casa no bairro de Huaracino de Marian. Agora observando com a perspectiva que nos traz uma tragédia dessa magnitude, estamos felizes em poder compartilhar com algumas pessoas especiais, nestes últimos dias.

Foram bons dias, com boas conversas, compartilhando refeições, mates, alongamentos e flexões, com pessoas sul-americanas de diferentes nacionalidades, que fizeram a nossa bela casa Marian com uma verdadeira “Copa América”.

Cronologia dos fatos

Foto: Irmãos Pou

Terça-feira, dia 9 de julho, de manhã, os rapazes partiram para o seu objetivo. Nós sabemos com certeza, porque estávamos tomando café da manhã fora da cabana. Nós lhes desejamos boa sorte, enquanto os convidávamos para comer alguns muffins. Nós fomos escalar na manhã seguinte e não retornamos até sábado, dia 13, ao meio-dia.

Voltamos muito felizes com uma atividade muito boa, que relataremos em uma outra oportunidade. Ficamos muito surpresos de que não houvesse ninguém na casa. Como o tempo tinha sido muito bom, quase todo mundo tinha ido escalar.

Logo encontramos a dona da casa que estava preocupada que o resto das pessoas (os argentinos Matias Korten, Diego Cofone e Angie Di Prinzio, e os chilenos Nacho Vazquez, James Baragwanath, Sebas Pelletti e Valeria Vargas) “tinham saído correndo, quase sem me despedir no dia anterior”.

Nós não demos muita importância até às 18:00 horas, quando recebemos um email da nossa amiga Luciana Juárez, da agência “AndeanKingdom“, alertando-nos que temia-se que Ian e Juanpi tivessem sofrido um acidente fatal no Nevado Caraz de 6.025 m.

Com base nas informações que chegaram do lugar. Compreendemos rapidamente que nossos colegas de casa, que tinham saído correndo na sexta-feira, estavam preocupados pelo atraso que seus dois amigos estavam sofrendo ao voltar da montanha.

Por volta das 20:00 descemos para cumprimentar as pessoas do “Andean Kingdom” e descobrimos que uma equipe de resgate estava sendo organizada. A verdade é que estávamos fisicamente esmagados depois de ter feito nossas atividades quatro dias acima de 5.000 metros.

Entretanto, havia muitas pessoas em nossa posição, e não havia muitas dúvidas sobre o que tínhamos que fazer: “Tente ajudar nossos colegas, eles precisavam disso”. Assim, às 3:00 da manhã de domingo, partimos para a Lagoa Parón, distante 3 horas de Huaraz.

Reunimos cerca de 40 pessoas: 7 policiais da Unidad de Alta Montaña, Tom representando a Casa de Guías como responsável pelo resgate e 34 outros voluntários de diferentes países, entre os quais estivemos. Dividimo-nos em dois grupos claramente diferenciados : o primeiro ascendeu à base da montanha pela via normal, enquanto o outro subiu da lagoa. A ideia era que enquanto os primeiros descessem com as macas, eles encontrariam os segundos que haviam equipado a linha de descida a partir de baixo.

Foto: Irmãos Pou

No momento em que o primeiro grupo de resgate chegou no domingo, de madrugada, até os montanhistas falecidos, nossos colegas de casa, que haviam chegado no dia anterior, já haviam removido os corpos para fora da geleira (Imaginem o trabalho físico e emocional que eles tiveram).

Embora este primeiro grupo composto pela Unidad de Alta Montaña da polícia, Casa de Guias e alguns voluntários, colocamos os montanhistas em macas e começamos a baixá-los. O grupo entrou a partir de baixo, olhando para uma passagem entre as rochas para conseguir. Nós tivemos que montar dois rapéis, o primeiro de até 100 metros.

O encontro entre eles aconteceu alguns metros acima da linha de rapel. Então, quando chegamos a essa área que envolvia muita dificuldade técnica, o número de pessoas era muito grande, então essa parte foi realizada. com todas as garantias.

Daqui até a lagoa Parón, onde as macas foram colocadas em um barco, elas foram levadas para o abrigo onde o juiz da guarda aguardava.

Onde foi o helicóptero

Não vamos negar que um helicóptero estava faltando. É difícil entender que em toda a Cordillera Blanca, não há um único helicóptero disponível para os profissionais que têm que realizar esses resgates. Se houvesse, o risco para os profissionais e voluntários participantes de cada operação seria minimizado.

Como o Peru pode ser autorizado a vender turismo de montanha, sem ter meios para realizar um resgate em condições? Alguém acredita que esse grande detalhe não afeta o turismo?

Os tempos mudam e, mesmo em países pobres como o Nepal, os helicópteros voam a 8.000 m. Por que não no Peru?

Conclusões

Foto: Irmãos Pou

A primeira conclusão é que sendo os montanhistas argentinos eram pessoas conhecidas, fortes e experientes, estavam realizando uma atividade de grande importância.

A segunda é que, na nossa opinião, o resgate foi brilhante. Pois foi realizado de maneira muito profissional, começando pelos companheiros de Ian e Juanpi, que foram os primeiros a ir em socorro dos montanhistas, mesmo correndo o risco de suas vidas (A área onde os corpos foram encontrados estava muito exposta a queda de blocos de neve e rocha).

De “Andean Kingdom”, com Luciana Juárez à frente e que mal dormiu nos últimos dias assumindo a organização da primeira operação e a chegada de parentes depois, acabou por administrar grande parte dos procedimentos burocráticos, uma vez recuperados os corpos.

A Policía de Alta Montaña que realizou um trabalho muito rigoroso e profissional, bem acima do que é meramente exigido.

A Casa de Guías,, através do chefe do resgate Tom, que voluntariamente dirigiu toda a operação de maneira impecável.

Os 35 voluntários entre os quais estavam a gente, não respiráramos até que vimos que o resgate realizada a ser concretizado.

Sim, é verdade que riscos foram tomados (como em todos os resgates) e que os montanhistas já haviam morrido, mas não é menos verdade que a maioria de nós que estávamos lá, sabia o quanto era importante recuperar os corpos. Quando você está por muito tempo nisso e perdeu muitos amigos (esses últimos anos estão sendo especialmente difíceis para nós), sabe que a família precisa recuperar os corpos e fechar um círculo. Porque, do contrário, pode ser uma ferida que nunca se fecha.

Houve muita emoção e muita tensão acumulada durante as mais de 24 horas que duraram toda a operação (os meninos começaram no dia anterior) porque mais de 70% dos voluntários conheciam o falecido e todos sabiam da importância de recuperar seus corpos. “Eu diria que todos trabalhavam como se os meninos estivessem vivos”.

As famílias dos montanhistas falecidos chegaram anteontem. Os garotos prepararam um churrasco em casa e juntos tentamos consolá-los. A mãe de Juanpi chorou inconsolavelmente, mas nós tentamos fazê-los ver, por todos os meios, que Juanpi e Ian também tinham outra família lá nas montanhas que os amavam e cuidavam deles.

É uma história muito triste sem um final feliz, mas é uma história de vida. Uma história de amor.

A terceira conclusão que queremos enfatizar é que a montanha, e seu povo, deram um grande exemplo de amor e solidariedade. O ser humano nos momentos limites, é capaz do melhor e do pior e, mais uma vez, o mundo da montanha deu o melhor.

Nossas sinceras condolências à família e amigos por uma perda tão grande, estamos com você.

Nós não queremos para terminar este texto sem agradecer a cada uma das pessoas envolvidas nesta história e sua coragem e atitude perante a vida: espero que não nos esqueçamos de ninguém, porque vocês são grandes!

Diego Cofone, Sebastian Pelletti, James Baragwanath, Ignacio Vazquez, Matias Korten, Valeria Vargas, Angelina DiPrinzio, Augusto (CH), Felipe Randis, Beto Pinto, Diego Arcos, Agustin Furth, Max (Mex), Gonzalo Caturelli, Matias Sergo, Emilio Abudi, Matías Lara, Pablo Tapia, Nicolas Secul, Emilio Aburto, Chopo Diaz, Soledad Diaz, Catherine Unein, Bernardo Gasman, Raimundo Olivos, Martin Oliger, Bernardo Concha, Meg Tounly, Miluska Liz, Manuel Ponce, Iker Pou, Eneko Pou, Mark Toralles, Tom Roger, David, Gonzalo Talo, Luciana Juarez, Cesar Chusky Pajuelo, Paula Haimovich, mais os componentes da Patrulha de Resgate do Peru.

Obrigado também a Pablo Tapia, que com todos os seus dados nos ajudou a fazer essa história.