Revival: Conheça a remodelagem saudosista da versão européia da Kombi ao seu idealizador

Que o modelo de furgão conhecido como Kombi, da montadora alemã Volkswagen, possui uma onda saudosista, todos já sabem. No Brasil o utilitário foi produzido pela empresa entre 1957 e 2013. Por força de um decreto, carros produzidos a partir de 2014 deveriam ser equipados com freio tipo ABS e air-bag frontal duplo que decretou o fim de sua produção.

Basta procurar no youtube quantos canais de conversão de Kombi em motorhome para verificar que há um apelo gigantesco de vanlifers com o veículo. Na Europa o veículo é conhecido como Volkswagen Transporter, em duas versões T1, T2 e T3. Atualmente o mercado vive a expectativa do lançamento da modernizada anunciada pela montadora no início de 2017. Pelo conjunto de inovações anunciadas pela montadora, um grande número de vanlifers esperam ansiosamente o veículo para conversões.

Mas o designer industrial David Obendorfe decidiu fazer uma homenagem ao empresário holandês Ben Pon, que foi o primeiro distribuidor de veículos da montadora fora da Alemanha na loja Pon’s Automobielhandel.

Para a homenagem foi concebido um desenho de uma nova e revitalizada versão do modelo europeu de Kombi (conhecida como T1 ou primeira geração). O novo modelo foi batizado de “T1 Revival”.

Mas por que logo a Kombi foi homenageada nesta remodelagem? Segundo consta em registros históricos, quando Ben Pon visitava a fábrica da montadora alemã, para ver que tipo de veículo iria trabalhar, somente existiam o Fusca. Este tipo de visita era apenas protocolar pois, afinal, somente Fusca eram produzidos na época (lembre-se que estamos falando de uma situação em 1946, de uma Alemanha se reerguendo da segunda guerra mundial). Porém havia no chão da fábrica um modelo de Fusca especialmente para uso próprio na fábrica, somente para transportar material pesado de um lado a outro. O nome deste veículo de uso interno era Plattenwagen (carro de placas).

O empresário gostou tanto da ideia que tomou esta ideia como base para um veículo comercial. Lembrando que à época não existiam muitos modelos utilitários à venda. O principal expoente era o Citroën H Van. Hipnotizado com a idéia, Ben Pon tomou como base o chassi de um Fusca e criou o protótipo Typ29 em 1947. Este foi a primeira kombi da história. O modelo foi evoluindo até o primeiro VW “Transportador T1”, a Kombi como conhecemos hoje, que começou a ser produzida na montadora alemã a partir de 1949.

T1 revival

O designer italiano David Obendorfe é especializado em criar carros conceito, muitos deles exibidos em feiras ou encomendados por colecionadores. No seu portfólio há vários veículos redesenhados que fazem os sonhos de entusiastas de automóveis em todo o mundo. A já citada Citroën H Van já foi redesenhada por ele. Mas desta vez sua homenagem foi a Bernardus Marinus “Ben” Pon, o pai da Kombi.

Infelizmente Pon não esta vivo para presenciar esta homenagem, pois o empresário holandês faleceu em 1968.

Este novo modelo de Kombi conceitual foi batizado de “T1 Revival”, que é uma homenagem clara à primeira série de veículos comerciais da Volkswagen. Mas este modelo possui uma distância entre os eixos em 7 cm. Visualmente falando, há referências evidentes entre o modelo original e o atual. Mas esta remodelagem é para apenas captar a personalidade e traduzi-la a uma linguagem contemporânea.

O desenho de Obendorfe possui superfícies curvas, cantos arredondados, faróis circulares, detalhes cromados e a clássica pintura bicolor. O interior do T1 revival é uma fusão de tecnologia moderna e elementos vintage.

Mais detalhes: http://www.davidobendorfer.com

Motorhome de Kombi?

Mas e possível criar um motorhome a partir de uma kombi? Sim, você pode fazer isso sozinho, na garagem de sua casa, de maneira artesanal. Mas também há a possibilidade de entregar a uma empresa especializada em personalização de veículos. Quando se pensa em empresas de personalizar veículos logo vem a dúvida de que a empresa pode não tratar como carinho o veículo.

Para facilitar a vida de quem pretende circular por aí em um motorhome de kombi a empresa Camper Brasil criou um e-Book para tirar as dúvidas a respeito da montagem de um motorhome artesanalmente ou com kits prontos.

Para fazer o download acesse: https://docs.wixstatic.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.