Reinhold Messner: “Temos que proibir o tráfego das montanhas”

O lendário montanhista italiano Reinhold Messner declarou em uma entrevista ao jornal austríaco www.kleinezeitung.at que “Temos que proibir o tráfego das montanhas”.Messner, na entrevista, avisa sobre uma lotação nos Alpes, sobre a falta de paz e as montanhas como cartão postal e outros assuntos.

Quando perguntado sobre se a popularidade dos esportes de montanha no outono europeu seria demais para a natureza, o montanhista afirmou que por causa da pandemia, as pessoas ficaram mais atraídas para as montanhas. Mas criticou os posers, que são pessoas que usam marcas relativas para fazer marketing barato de montanhismo (como ser o primeiro de seu estado), afirmando que:

“Muitos procuram uma encenação na montanha, seja uma via ferrata ainda mais louca ou uma ponte no Everest. E isso está crescendo. Quase ninguém vai para as montanhas por iniciativa própria. A região selvagem da montanha é menos visitada do que há 50 anos.

As pessoas devem aprender a lidar com o deserto, a procurar caminhos, a ter cuidado, a reconhecer que a montanha é grande e perigosa. A encenação leva imediatamente a catástrofes se algo não funcionar.”

Quando perguntado sobre um assunto polêmico a respeito do montanhismo, que é a proibição de certo perfil de pessoa acessar às montanhas. O tema levanta muita discussão entre quem é mais purista no acesso às montanhas e quem acredita que o número de pessoas na montanha tem de ser racionalizado.

Reinhold Messner, que já foi parlamentar na Itália pelo Partido Verde, na entrevista levanta a bandeira de que é necessário repensar o turismo nos Alpes e que é necessário aplicar proibições. Ao jornal austríaco afirmou que:

“Temos que educar os turistas, mas precisamos deles. Uma coisa é muito importante: temos que proibir o trânsito da montanha, senão teremos a mesma situação que na cidade. Você sai da cidade em busca de paz e sossego e, em seguida, encontra uma situação ainda pior no sul do Tirol”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.