Reinhold Messner critica jovens ambientalistas em entrevista

O montanhista italiano Reinhold Messner é considerado um dos maiores montanhistas de todos os tempos. Não há site, revista ou jornal de montanhismo no mundo que se leve a sério que não tenha dedicado espaço para Messner.

Engana-se quem pensa que o montanhista curte uma aposentadoria das montanhas longe dos holofotes e que se esquiva de polêmicas. Temida por quem tem medo da própria opinião a respeito de algo, a polêmica é a prática de provocar causar controvérsias em diversos campos discursivos, como o montanhismo.

Pois foi assim em sua entrevista a uma revista europeia, Reinhold Messner, de 76 anos, não se importou com os jovens críticos e afirmou que eles não estão preparados para mudanças em sua vida cotidiana. “Não gosto de jovens que dizem que nós, velhos, destruímos o mundo sem ter forças para mudar seu estilo de vida”, disse ao jornal italiano Corriere della Sera.

“Em nosso vale, em nossa fazenda, podemos conviver com pouco, de forma autossuficiente, demonstrando que mesmo assim, em pequena escala, o mundo pode ser salvo”, completou Messner.

O próprio Messner foi ativo na política ambiental e defende a sustentabilidade e a proteção do clima há anos. Em 1999, Messner foi eleito Membro do Parlamento Europeu pelo partido verde italiano, recebendo mais de 20.000 votos. Ele cumpriu seu mandato integralmente até 2004, quando se aposentou da política.

Durante toda sua vida, mesmo após o fim de sua carreira política, o montanhista foi um forte defensor das políticas verdes e ambientalistas e um ativista na luta contra o aquecimento global.

Quando perguntado sobre sua “aposentado” das montanhas, Messner disse que ” Não vou deixar de experimentar as montanhas, mas aceito o fato de que envelheci, de que não poderia mais escalar o K2 sem oxigênio. É difícil aceitar a lei biológica, mas é importante definir novos objetivos”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.