Recordes mundiais de velocidade são pulverizados na 2ª etapa da Copa do Mundo de Escalada

Recordes mundiais de velocidade foram pulverizados na segunda etapa da Copa do Mundo de Escalada com as provas de velocidade em Seul, Coreia do Sul. A polonesa Aleksandra Miroslaw quebrou duas vezes o recorde feminino e o indonésio Veddriq Leonardo fez história ao quebrar o recorde a níveis inimagináveis.

A competição segue amanha com as provas de bouldering, com a participação de diversos atletas sul-americanos. O Brasil será representado por quatro atletas, que possuem como objetivo a ser atingido na temporada se classificar para uma semifinal, onde estão os 20 melhores classificados.

Recordes mundiais de velocidade

No feminino a competição foi ditada pelas polonesas já nas eliminatórias. Aleksandra Miroslaw escalou rápido e na primeira corrida quebrou o recorde mundial que era de 6,46 segundos para 6,37 segundos. Conforme noticiou a Revista Blog de Escalada há algumas semanas Miroslaw cravou 6,39 segundos durante o Campeonato Polonês, mas o resultado não foi incluído nas tabelas da IFSC.

No lado feminino, a Polônia ocupou as três primeiras vagas na fase de qualificação. Os recordes são normalmente estabelecidos na rodada de qualificação devido à forma como funcionam. Nas qualificações, dois escaladores escalam ao mesmo tempo, mas não estão escalando um contra o outro e sendo eliminados.

Nas finais, Aleksandra Miroslaw quebrou novamente o recorde mundial para 6,25 segundos. Esta é a quinta vez consecutiva que ela quebra o recorde, sendo a primeira com 6,99 em outubro de 2019, tonando-se a primeira a quebrar a barreira dos 7 segundos para as mulheres.

Foto: Dimitris Tosidis/IFSC

A classificação masculina também teve recorde graças a Veddriq Leonardo, da Indonésia, que foi o primeiro escalador da história a escalar a parede em menos de 5 segundos: 4,98 segundos.

Mas Veddriq não fez história somente na qualificação. Essa marca não durou muito, pois o indonésio conseguiu 4,90 segundos nas quartas-de-final e 4,93 segundos nas semifinais.

Leonardo foi o vencedor da prova de velocidade, seguido pelos chineses Jinbao Long (2º lugar) e Xinsang Wang (3º lugar). Não houve brasileiros participando da prova de velocidade. O indonésio Veddriq Leonardo está em uma batalha com o companheiro de equipe Kiromal Katibin nos últimos dois anos.

A dupla trocou os recordes masculinos de velocidade, chegando a quebrar os recordes um do outro na mesma competição. Kiromal estabeleceu o recorde mundial anterior de escalada de velocidade masculina de 5,009 segundos em julho do ano passado. Veddriq e Kiromal parecem ter alcançado o recorde no treinamento.

Os sul-americanos melhores colocados foram os equatorianos:

  • Andrea Rojas: 16ª – 7,41 segundos
  • Abigail Ruano: 39ª – 9,54 segundos
  • Isaac Estevez: 23º – 5,574 segundos
  • Carlos Granja: 25º – 5,60 segundos

Acompanhe os resultados completo abaixo:

A primeira chance que os escaladores de velocidade terão de se qualificar para escalar em Paris 2024 será em Berna, Suíça, em 10 de agosto, no Campeonato Mundial de Escalada IFSC. Os dois primeiros colocados de cada categoria recebem a vaga. Depois disso, são cinco eliminatórias continentais com uma vaga para cada uma.

Em seguida, haverá outra série de eventos classificatórios a serem anunciados em meados de 2024. A IFSC suspendeu os atletas russos para competirem m em seus eventos. Se isso ainda estiver em vigor para algumas das eliminatórias, não foi anunciado. O COI disse que atletas russos podem competir, mas sob uma bandeira neutra, sem menção à Rússia, sem hino e sem bandeira.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.