O escalador Raphael Nishimura pode ser considerado hoje como o atleta com melhor rendimento em campeonatos de escalada esportiva de toda a história do esporte na América do Sul.
O paulista , que é portador da deficiência distonia muscular desde os 8 anos de idade, sagrou-se vice-campeão de para-escalada no Campeoanto Mundial de Escalada Esportiva.
Nishimura assim se consagra como um dos maiores exemplos de superação da história do esporte.
Raphael não somente teve se superar a deficiência física que o acompanha desde os oito anos de idade, mas também a quase ameaça de não poder participar.
Todos os atletas brasileiros por muito pouco não puderam participar do evento por causa de atrasos e inadinplência constantes da federação brasileira.
Problema este que, apesar do assunto ter sido esfriado, sabe-se que irá acontecer novamente.
Muito disso também por NENHUMA marca brasileira de escalada (repito NENHUMA) patrocina os atletas da esclada.
Por este motivo, e por um caminhão de outros motivos, Raphael Nishimura pode se considerar hoje como o maior herói da escalada esportiva brasileira.
Parabéns Raphael você merece.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
oi lindu como vai……..saudades bj ;)