O paulista Raphael Nishimura é o primeiro brasileiro na história da escalada brasileira a chegar a se classificar a uma final do campeonato mundial de escalada.
Nunca na história da escalada brasileira um escalador tinha chegado às finais do campeonato mundial.
O escalador melhor colocado até então era César Grosso.
Além do feito que já está na história da escalada brasileira, Raphael é também um exemplo de superação.
Raphael é atleta da modalidade “paraescalada” e vinha se destacando nos últimos anos.
Este destaque rendeu ao atleta muitas entrevistas e reportagens especiais aos mais variados sites e revistas de todos os segmentos.
O escalador treina regularmente, e disciplinadamente, na academia 90 graus ,na cidade de São Paulo.
Academia esta que o apóia integralmente.
Vale salientar também que devido à sua capacidade de superação , sem dúvida nenhuma tem passagem livre por todas as outras academias.
Raphael participou na categoria ‘paraclimbing’, que é voltada para deficientes físicos.
Nishumura é escalador desde 2007, e é portador de distonia muscular desde os 8 anos de idade.
Distonia é uma doença que causa o congelamento dos movimentos durante uma ação, devido a contrações musculares involuntárias, lentas e repetitivas. É uma paragem brusca de movimento que pode conduzir a posições anormais e movimentos de torção de todo o corpo ou de algumas partes.
Raphael mantém também um blog: http://escalango.com/

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Legal