Quem é Greta Thunberg? A garota que começou a grande greve que acontece em todo o mundo

Há mais de um ano, inspirados na estudante sueca Greta Thunberg, jovens de todo o mundo começaram a fazer uma “greve para o clima” (climate-striking), na qual saíam da escola por algumas horas para em frente ao parlamento exigir ações contra o aquecimento global. Em maio deste ano, quando 1,4 milhão de crianças em todo o mundo saíram da escola, elas pediram que os adultos se juntassem ao movimento na próxima vez.

“A próxima vez” começa hoje, 20 de setembro (em alguns países, será em 27 de setembro) e será o maior dia de ação climática da história do planeta: todos, desde grandes sindicatos até trabalhadores na sede da Amazon, passando por estudantes universitários até idosos, estão reservando o dia para se reunir em suas cidades para exigir uma ação mais rápida de nossos governos e indústrias, com relação às medidas para conter as mudanças climáticas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

Toda a organização disso pode ser acompanhada no site: globalclimatestrike.net.

No Brasil, estão sendo organizadas manifestações em Peruíbe-SP, Mossoró-RN e Macapá-AP. Para o dia 27, até o momento está confirmada uma manifestação em Cuiabá-MT. O agendamento pode ser feito gratuitamente no site acima. Como toda manifestação pública, será apenas um sucesso na escala de que precisamos se muitas pessoas, que não são as mesmas pessoas de sempre, se juntarem em um número que chame a atenção das autoridades políticas. Repare que em grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, entre outras, não haverá manifestações.

O motivo deste desinteresse do público em geral pode estar “escondido “em outro lugar. Se buscar pelo nome de Greta Thunberg no Google, verá que há poucas referências em português sobre ela (ao menos até a data de hoje, 20 de abril). Especialmente na grande imprensa brasileira, a qual parece ignorar a grande greve marcada. Resumindo, o “Global Clima Strike” ainda não “pegou” no Brasil, ainda mais em um ano de tanta repercussão pelas queimadas. Portanto, fica no ar a pergunta: Por que?

O motivo não tem, ainda, uma explicação determinante para este desinteresse da grande imprensa brasileira, sobretudo dos grandes veículos de comunicação. Mas, com certeza, passa por ter muitas pessoas da grande imprensa, dos grandes veículos de massa, esnobando as causas ecológicas, as quais Greta Thunberg tenta chamar atenção, por as considerar menos importantes que o ativismo político que andam praticando.

Mas a realidade é que, com exceção das queimadas há cerca de um mês, Greta Thunberg não possui destaque nos grandes veículos de imprensa brasileira, nem mesmo as manifestações esparsas que acontecem no Brasil. A “greve para o clima” ainda é mostrada como se fosse em outro planeta, o qual o Brasil não faz parte. O vídeo acima foi produzido e exibido no dia de ontem e teve ampla exibição na imprensa britânica, norte-americana e europeia. No Brasil, não.

Como tudo isso começou?

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em


Se você tem curiosidade de saber o início de toda essa iniciativa de “greve pelo clima”, a resposta é: Greta Thunberg foi quem começou. Thunberg é uma menina de 16 anos que decidiu, de maneira voluntária, iniciar uma greve na porta do parlamento de seu país, a Suécia. O objetivo? Exigir que os políticos de seu país façam algo para conter a mudança climática.

Fosse necessário estabelecer uma data exata, tudo começou de fato na manhã do dia 20 de agosto de 2018. Foi nesta data que Greta Thunberg, com então 16 anos, “matou aula” e caminhou sozinha para a frente do prédio do parlamento sueco. Thunberg estava munida de um cartaz com a frase “greve escolar pelo clima!” (skolstrejk för klimatet!) e de panfletos com contundentes dados científicos sobre o aquecimento global. A inspiração de greta? As aulas que seus professores abordaram a passividade de seu país diante do câmbio climático.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

Para Greta, sentar-se todas as sextas-feiras fora do parlamento sueco, em vez de frequentar a escola, é um ato que todas as crianças deveriam fazer como forma de protesto contra o desastre climático que os adultos estão deixando. Oito meses depois, seu protesto solitário evoluiu para uma marcha histórica pelo clima: #schoolstrike4climate. Até o momento, sua iniciativa levou às ruas mais de 1,5 milhão de estudantes de mais de 100 países ao movimento.

Parece muito radical da parte da adolescente? Infelizmente não, pois segundo a revista de divulgação científica Scientific American, até 2050 (ou seja, dentro de 30 anos), a duplicação do CO2 atmosférico produzirá um aumento na temperatura média global de aproximadamente de 3°C. Este aumento acontecerá se as políticas econômicas continuarem com a taxa atual de queima de combustíveis fósseis, extração de madeira e outras atividades ​​que emitem gases de efeito estufa.

Uma das principais demandas que Greta Thunberg faz ao seu país, é que faça parte do Acordo de Paris, para manter o mundo abaixo de 1,5°C no aumento médio da temperatura. O Acordo de Paris foi estabelecido em uma Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas e contém medidas para a redução das emissões de gases de efeito estufa. O acordo e será iniciado em 2020.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

Pelo acordo, um aumento de 2°C em relação à temperatura da era pré-industrial é o limite. Superá-lo é um risco muito grande, que produzirá mudanças perigosas e catastróficas para o meio ambiente global. Por isso que Greta Thunberg passou a exigir todas as sextas-feiras que seu país adira com urgência às diretrizes do Acordo de Paris. Com o tempo e a divulgação de sua iniciativa, amigos, colegas e outras pessoas passaram a fazer o mesmo.

A adesão foi espontânea e nada tem a ver com teorias de conspirações absurdas, as quais foram levantadas a respeito de Greta. Muito menos que ela é uma garota “mimada”. O que ela demonstra em seus discursos é a preocupação de que o mundo deixado para ela seja ruim. Pois os mesmos que a acusam de ser “mimada” ou que é uma conspiração global sua iniciativa, não estarão vivos para “desfrutar” das consequências do aquecimento do planeta.

Aparentemente, os políticos estão longe de cumprir os acordos. Até 2017, nenhum dos 184 países que assinaram o acordo estava implementando as políticas acordadas, nem reduzindo as emissões. O tempo está se esgotando e estamos em um momento crítico para o início do processo de redução de emissões de carbono.

Quando perguntada sobre o protesto, a resposta de Greta Thunberg foi contundente: “Os adultos falharam conosco. E como a maioria deles, incluindo a imprensa e os políticos, continua a ignorar a situação, devemos agir em nossas próprias mãos, a partir de hoje”.

Desde que começou sua campanha solitária, em apenas seis meses, Thunberg não apenas convenceu milhares de crianças de 130 países ao redor do mundo a participar da greve, mas também exigiu que os adultos resolvessem o cada vez mais óbvio problema ambiental em todos os cantos do planeta. Com uma retórica eficiente e uma voz precisa, Thunberg está mobilizando as pessoas porque ela tem algo claro: é possível fazer uma mudança.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

Greta Thunberg ganhou notoriedade internacional durante seu discurso em uma Conferência do Clima da ONU, a COP 24. O discurso foi feito na Polônia e bem direto: “Vocês dizem que amam seus filhos acima de tudo, mesmo assim estão roubando o futuro deles bem na frente de seus olhos”. O discurso na íntegra pode ser assistido no topo do artigo. A partir de então a jovem tornou-se porta-voz de ativistas climáticos e discursou em parlamentos dos EUA e Inglaterra.

Greta ganhou no ano passado o Prêmio Embaixador da Consciência da Anistia Internacional, por seu trabalho e atividades em torno das mudanças climáticas. Ela afirmou que o prêmio era para os milhões de pessoas ao redor do mundo que participaram do movimento sextas-feiras para o futuro.

O discurso de Greta Thunberg no parlamento britânico

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Greta Thunberg (@gretathunberg) em

Discursar, entretanto, é um desfio para Greta Thunberg maior do que para a maioria das pessoas. A jovem foi diagnosticada com síndrome de Asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. O mutismo seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil complexo, que é caracterizado pela dificuldade de um indivíduo se comunicar.

Em abril de 2019, Greta Thunberg discursou no Parlamento Britânico e fez o seguinte discurso:

“Em 2030, completarei 26 anos. Minha irmãzinha Beata terá 23 anos. Assim como muitos de seus próprios filhos ou netos. Essa é uma idade ótima, nos disseram. Quando você tem toda a sua vida pela frente. Mas não tenho tanta certeza de que será ótimo para nós.

Tive a sorte de nascer em uma época e lugar onde todos nos diziam para sonhar grande. Eu poderia me tornar o que quisesse. Poderia viver onde quisesse. Pessoas como eu tinham tudo o que precisávamos e muito mais. Coisas que nossos avós nem sequer podiam sonhar. Tínhamos tudo o que poderíamos desejar e, agora, podemos não ter nada.

Agora provavelmente nem temos mais futuro.

Muitas pessoas dizem que não temos solução para a crise climática. E eles estão certos, como poderíamos fazer isso? Como você resolve ‘a maior crise que a humanidade enfrentou’? Como você resolve uma guerra? Como você decide ir para a lua pela primeira vez? Como você cria novas invenções?

A crise climática é o problema mais fácil e o mais difícil que enfrentamos. O mais fácil porque sabemos o que devemos fazer: devemos parar as emissões de gases do efeito estufa. O mais difícil porque nossa economia atual ainda depende inteiramente da queima de combustíveis fósseis e, portanto, da destruição de ecossistemas para criar crescimento econômico eterno.

‘Então, como resolvemos isso?’, Os estudantes em greve perguntam sobre as mudanças climáticas. E dizemos: ‘Ninguém sabe ao certo. Mas temos que parar de queimar combustíveis fósseis e restaurar a natureza e muitas outras coisas que ainda não descobrimos’. Então eles pensam: ‘Isso não é uma resposta!’ Para o que dizemos: ‘Temos que começar a tratar a crise como uma crise e agir mesmo que não tenhamos todas as soluções’.

‘Isso ainda não é uma resposta’, dizem eles.

Assim, começamos a falar sobre a economia circular e o reflorestamento da natureza e a necessidade de uma transição justa. Então eles não entendem do que estamos falando. Esclarecemos que todas as soluções necessárias ainda não são conhecidas por ninguém e, portanto, devemos nos unir à ciência e encontrá-las ao longo do caminho. Mas vocês não ouvem isso porque essas respostas são para resolver uma crise que muitos de vocês nem sequer entende completamente. Ou eles não querem entender.

Vocês não ouvem a ciência porque estão interessados apenas nas soluções que lhe permitirão continuar como antes, como agora. E essas respostas não existem mais, porque vocês não agiram a tempo.

Evitar a degradação do clima exigirá o pensamento da catedral. Devemos lançar as bases, desde que não saibamos exatamente como construir o telhado. Às vezes, simplesmente precisamos encontrar um caminho.”

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.