Quem é Corrado Pesce, o montanhista que foi vítima de uma avalanche em El Chaltén

O montanhista italiano Corrado Pesce, de 41 anos, morreu na última sexta-feira passada, quando foi esmagado por uma avalanche de pedras. A morte de Pesce foi confirmada por Carolina Codó, médica argentina e chefe do Centro de Resgate Alpino El Chaltén, que afirmou ter visto imagens do montanhista feitas por um drone que sobrevoou a área do acidente na manhã de sexta-feira.

Pesce estava escalando o Cerro Torre (3.128 m), junto com seu parceiro de escalada o argentino Tomás Aguiló, quando foram atingidos por uma avalanche e ambos ficaram feridos.

A notícia do resgate foi publicada em primeira mão pela Revista Blog de Escalada no meio da tarde de sexta feira. No momento da publicação o nome de Corrado não tinha sido confirmado pelas autoridades locais ou pela imprensa argentina. Erroneamente, no domingo veículos de informação do Brasil informaram que o resgate estava em andamento, ignorando as notícias dadas pelas autoridades responsáveis pelo resgate.

Segundo reportagens publicadas pelo jornal argentino La Opinion Austral, Corrado não conseguia se mexer, estava com dores e possivelmente com uma fratura na região do quadril ou da coluna. Tomás começou a descer o melhor que podia, com muita dor e sem saber que estava sofrendo de pneumotórax (presença de ar livre na cavidade pleural – ar entra no peito e o pulmão falha).

O argentino conseguiu levar o Corrado para um pequeno abrigo e depois, apesar dos ferimentos, conseguiu ir ao encontro dos socorristas. O mau tempo, no entanto, impediu que os veículos aéreos chegassem ao refúgio onde Pesce estava há quase 48 horas, sem equipamentos e gravemente ferido. Por esse motivo, decidiu-se pela suspensão do resgate.

No grupo de 35 pessoas que participaram da operação de resgate, incluindo pessoal dos Parques Nacionais, voluntários da Comissão de Socorro e apoio do Exército Argentino, ficou um gosto agridoce. Eles conseguiram salvar “Tomi”, mas não “Korra”, que não é apenas um montanhista de renome mundial, mas também é respeitado no meio ambiente por sua filosofia de vida e de pensamento sobre o esporte.

A irmã de Corrado Pesce fez o anúncio de o homem de 41 anos, originário de Novara, mas que se mudou para Chamonix há vários anos, não havia mais esperanças. Os montanhistas conhecidos como irmãos Pou (Iker e Eneko) publicaram uma nota de pesar assim que foi comunicado a suspensão dos resgates.

Quem é Corrado Pesce?

Corrado Pesce

O montanhista italiano Corrado “Korra” Pesce era considerado parte da elite de seu esporte e guia da União Internacional das Associações de Guias de Montanha (UIAGM) com certificação internacional que lhe permitia trabalhar em qualquer montanha do mundo.

Pesce se mudou para Chamonix aos 19 anos e começou a guiar em 2009. “Um montanhista extremamente talentoso, Korra liderou expedições em todo o mundo e visitou muitos locais icônicos nas montanhas, incluindo Nepal, Índia, Patagônia e Canadá. Sua paixão e compromisso o impulsionaram para testar suas habilidades em algumas das subidas mais difíceis e técnicas dos Alpes”, descreve uma empresa internacional de guias de montanha sediada em Chamonix Mont-Blanc , onde o italiano trabalhava.

Korra tinha uma longa carreira, tanto nos Alpes como na Patagônia e até no Himalaia, onde repetiu a lendária Estrela Impossível na Bhagirathi III (6.454 m) junto com Martín Elías, Sebastien Coret e Damien Tomasi. Com Martín Elías escalou a Directe de l’Amitié (2014) e nos Rolling Stones (2015) dos Grandes Jorasses, e com Manu Córdova subiram a Aguja Mermoz e a Torre Egger.

Em março de 2021, ganhou as manchetes por suas escaladas com Will Sim seguindo os passos de Walter Bonatti na face oeste do Dru.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.