Queda de 9 metros de escalador levanta debate a respeito de segurança em ginásios

Um homem de 33 anos ficou ferido após queda de 9 metros em um ginásio de escalada em Madri, capital da Espanha. O escalador foi atendido em um hospital e foi diagnosticado com fratura em ambos os pés. A informação foi dada pelo site de notícias Miracorredor.tv, e confirmado pela Revista Blog de Escalada. O acidente aconteceu na academia Indoorwall Leganés, que logo publicou um comunicado afirmando que o acidente ocorreu por ter o escalador não ter ancorado o segurador. No solo há um colchonete com 30 cm de espessura que serve para amortecer uma eventual queda.

O ginásio é atualmente o maior da Espanha, com paredes desenhadas pela empresa Walltopia e vias e módulos dos mais modernos do país.

O acidente acabou levantando a discussão a respeito das seguranças em academias de escalada na Espanha e em todo o mundo. A preocupação tem uma justificativa: a crescente popularidade com a modalidade após tornar-se esporte olímpico. Desde que o anúncio do COI sobre a escalada esportiva foi realizado, o volume de curiosos e praticantes nas academias aumentou significativamente. Com o objetivo de alavancar o negócio, academias realizam promoções como Gympass e similares.

Porém, este aumento de volume também trouxe muitas pessoas despreparadas e inexperientes para praticar a modalidade. Alguns estabelecimentos fizeram reciclagem de instrutores para que um melhor monitoramento do público fosse feito. Mesmo assim é visível que muitos praticantes possuem explícita negligência com a própria segurança. Nos estabelecimentos, por exemplo, não há ainda a cultura extensiva de quadro e posters com instruções aos escaladores.

Alguns empresários, já prevendo um perigo em escalada com cordas, vêm investindo mais em ginásios dedicados exclusivamente em boulder. Com paredes mais baixas, sem o uso de manuseio de qualquer equipamento, o número de procedimentos de segurança muda sensivelmente.

Procurando evitar discutir o problema sobre segurança de frequentadores de academias de escalada, sobretudo no Brasil, academias de escalada ainda se omitem de publicar sobre acidentes em seus estabelecimentos. O estabelecimento espanhol, quando perguntado sobre a responsabilidade, deixou explícito que “é imprescindível que o escalador assuma a responsabilidade de seguir as normas básicas de escalada, que são: escalar sempre com segurança, comprovar conhecimento das normas e fazer a checagem do parceiro”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.