Quebra de segurança no muro de escalada olímpica causa desconforto para organizadores

Em uma entrevista para a o site climbing.com, o Route Setter de bouldering o norte-americano Garrett Gregor relatou que uma pessoa filmou a parede de escalada e o os detalhes de duas linhas de qualificação no bouldering, e a publicou no YouTube. Os organizadores então trabalharam para remover o vídeo e colocar outra capa protetora para proteger as agarras da vista.

Gregor também relatou que as linhas de bouldering tiveram que ser refeitas e reclamou que a competição acontecer em um local externo sem bloqueio completo de segurança para ocultar a parede, é difícil impedir as pessoas de fazerem filmagens. Mesmo que se trate de um edifício vedado e com acesso protegido, ainda não se sabe se é totalmente eficaz, pois sempre há brechas.

No formato de competição de escalada, sobretudo no bouldering, existe premissa o desconhecimento do campo de jogo. Como é a primeira vez que grande parte do público não é apenas fãs de escalada, os Route Setter também estão fazendo linhas de bouldering para um público muito mais amplo, que pode nunca ter visto ou ouvido falar de escalada, certos movimentos, como algo atraente e compreensível para um não escalador, estão sendo implementados e o segredo é fundamental.

Garrett Gregor afirmou na entrevista que as linhas de bouldering masculinas variam de V10 a V14 e as femininas de V9 a V13. O norte-americano declarou ainda que as condições são um pouco difíceis porque em Tóquio está muito quente e úmido.

Garrett Gregor

A previsão do tempo para Tóquio nos dias de competição de escalada é de calor, com máximas de 33°C e mínima de 26°C, com umidade relativa do ar em torno de 70 a 80%. A alta temperatura e umidade poderão, em teoria, prejudicar o desempenho dos atletas e afetar pesadamente o coeficiente de atrito das agarras, já que os atletas irão suar mais e as deixarão “babadas”.

Há a possibilidade de chuva de 50%, mas como o muro é sob um telhado, não há perigo de adiamento.

Também na entrevista, o Route Setter Garrett Gregor afirmou que as Olimpíadas terão uma grande influência no futuro imediato do mundo da escalada dependendo do país em que a pessoa estivar. No Brasil, por exemplo, que não houve atletas classificados (de todos os atletas enviados, somente um foi às finais da classificatória) e terá uma transmissão marcada pelo desconhecimento do esporte, a expetativa é baixa.

Entretanto, segundo Garrett Gregor, dependendo de quais países ganharem medalhas olímpicas desta vez, haverá ver um forte impulso para o esporte nesses países, portanto, as taxas de participação podem subir ainda mais se um atleta de um determinado país subir ao pódio.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.