Você, escalador forte que sempre está nos 9º e 10º, solaria um 9b/9c.
Se disser sim a esta pergunta, aí vai a segunda: uma via de 9b/9c de mais de uma cordada e em yosemite (onde geralmente separa a vida de qualquer escalador em antes e depois)?
Pois se você ainda assim respondeu positivamente a estas perguntas, está no mesmo nível do americano Alex Honnold, que no dia de ontem escalou “solando” a via “Phoenix” (graduação 5.13a). E isso em um preparativo de filmagens com Peter Mostimer no dia de ontem.
Até onde o americano Honnold pode chegar ainda é um mistério. Mas que este cara está quebrando todas as barreiras de ser mentalmente forte, é sem dúvida verdade.
Leia mais em INGLES:
http://rockandice.com/news/1473-alex-honnold-free-solos-the-phoenix-513a-in-yosemite
http://www.ukclimbing.com/news/item.php?id=62712
http://www.climbmagazine.com/honnold_phoenix_solo.aspx

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.