O que é força máxima dos dedos na escalada

Primeiramente uma definição acadêmica de Força máxima:

Força máxima de dedos na escalada é a máxima contração isométrica que podem realizar nos músculos do antebraço para manter a mão fechada em uma determinada agarra.

A partir desta definição podemos dizer que, em geral, quanto menor, ou abaulado, é uma agarra de escalada. maior será a força que devemos fazer para ficarmos pendurados.

Por isso quanto mais ficamos em regletes pequenos, ou em abaulados, maior a força máxima que teremos de impor às agarras.

Seguindo esta lógica, chegará um momento que em uma agarra muito pequena, ou abaulada, não poderemos ficar mais que um segundo, e é neste momento sabemos que estamos usando nossa força máxima.

Isso também ocorre quando estivermos em uma agarra de tamanho maior e usarmos lastro.

Saiba que nas duas situações a contração muscular do antebraço será a mesma.

forca-maxima-dedos-3

Porém é importante reparar que esta força máxima não necessariamente será a força absoluta.

Quando uma pessoa tende a fazer força máxima, o ideal é que todas as fibras musculares se contraiam ao mesmo tempo e com sua máxima intensidade.

Mas isso é algo que não acontece sempre e que faz toda a diferença entre nossa força máxima real e nossa força máxima absoluta.

Portanto a força absoluta pode ser muito superior à força máxima real, pois muitas vezes há uma grande quantidade de fibras que não se contraem ou que sua intensidade é menor ao momento de tentar a força máxima.

Em todo caso queremos averiguar qual é a diferença entre a força máxima e a força absoluta de suas mãos, para isso faremos um exercício de recrutamento muscular (ainda que a rigor é de neuromotor)

Teste de Força Máxima

Procure uma agarra, de preferência a mais abaulada possível, que permita quase que toda a falange de sua mão esteja em contato.

Evite o arqueamento, para assim desbloquear os tendões do atrito com o bloqueio, para que a transmissão completa da força muscular se faça no tendão.

Se usarmos uma uma agarra que não possamos ficar pelo tempo de 1 a 2 segundos, concluíramos que esta agarra é de grande dificuldade.

A vantagem de usar um abaulado é que evita lesões na polia dos dedos quando submetido a grandes cargas de força .

Por isso é mais do que aconselhável que procure abaulados que não possa ficar mais de 2 segundos.

Porém uma observação é importante: cuidado para aqueles que possam estar ao menos um segundo, ele podem lesionar você.

Realize uma primeira série aos que mais possa, assumindo que o ideal seja 1 a 2 segundos.

Ainda que possa parecer ridículo este exercício, é necessário descansar um minuto, para logo tentar novamente mas com 10 a 15% de lastro extra (O peso deve levar em consideração o peso corporal do atleta.

A título de exemplo : Para atletas com 70 kg o ideal é que utilize um lastro entre 7 a 10 quilos (10 a 15% do peso do atleta)

Com este lastro e passado um minuto da primeira tentativa tente novamente no abaulado ruim.

Provavelmente durará o mesmo tempo, ou até menos.

Descanse um minuto novamente, e repita a tentativa mas desta vez sem o lastro.

Observe que neste momento a maioria conseguirá estar mais segundos que a primeira tentativa com o lastro.

O que realmente aconteceu?

forca-maxima-dedos-1

O atleta simplesmente recrutou suas fibras adormecidas e sua força máxima e chegou próximo à sua força absoluta.

Seguindo com o exercício e volte a a utilizar lastro, sempre com um minuto de descanso antes de tentar novamente.

Depois de deixar passar mais um minuto de descanso uma terceira tentativa sem a utilização do lastro, provavelmente seu tempo será ainda maior

Isso significa novamente que conseguiu recrutar as fibras.

Passado um minuto mais o atleta poderá aumentar alguns quilos de seu lastro voltar a realizar tentativas.

Na sua quarta vez sem lastro existirá uma grande possibilidade de que o tempo obtido seja similar, ou maior, do que da tentativa anterior .

Quantas séries devem ser feitas ?

No máximo 10 vezes (com e sem lastro) porque depois da décima tentativa seu sistema metabólico dependente de fosfocreatina cairá e mesmo que siga realizando a série não aumentará sua força e, inclusive, cairá de rendimento.

Fosfocreatina é um importante depósito de energia no músculo esquelético, já que transporta uma ligação fosfato de alta energia similar às ligações do ATP.

Porque esperar um minuto entre cada tentativa?

A força máxima é dependente de fosfocreatina, e ela é usada quase que por completo dentro dos primeiros 6 a 10 segundos de uma contração muscular máxima, mas tende a recuperar-se até uns 95% dentro do primeiro repouso.

Porque não esperar mais?

Porque passado um minuto o recrutamento tende a diminuir, e assim o benefício de acrescentar lastro se perde.

Conclusões

Se seu tempo de tentativa sem peso sobe depois de cada série, significa que sua força máxima está abaixo da força absoluta.

Maior o tempo que existir , maior a diferença entre sua força máxima e absoluta.

Existem quem melhora chegado a fazer até 10 segundos na agarra e isso significa que provavelmente ao escalar de maneira normal, há grande quantidade de fibras musculares que não se contraem de maneira eficiente.

De certa maneira isso é bom, porque existe um grande potencial para melhorar a força máxima em função de fazer uso destas fibras adormecidas e se aproximar o valor de sua força absoluta.

Por outro lado, se seu tempo a cada recrutamento é baixo, provavelmente sua força máxima é próxima de sua absoluta e seu potencial de melhoria menor.

Neste caso a melhoria já ocorre por uma hipertrofia miofibrilar (hipertrofia de força) das fibras musculares, que em outras palavras é o ganho de massa muscular.

Faça a prova e verifique qual é sua melhoria com este exercício simples, no qual pode servir de avaliação para seu treinamento.

Este tipo de exercício requer energia anaeróbica não glicolítica, porque há grande estimulação neuromuscular, a qual não é recomendavel fazer mais de uma vez ao dia e duas a três vezes por semana.

O exercício anaeróbico é qualquer atividade química que trabalhe diversos grupos musculares durante um determinado e constante período de tempo, de forma contínua e ritmada, ou seja, qualquer exercício que consista de movimentos rápidos de alta intensidade.

Importante

Não realize este treinamento sem a supervisão de um profissional formado em uma faculdade de educação física.

Todo e qualquer exercício realizado na academia de escalada deve ser supervisionado por um profissional credenciado.

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com/

SoloboulderBanner2

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.