Qual a origem do termo “janela de tempo bom”

O termo “janela de tempo bom” no montanhismo, sobretudo quando praticado em situações em que o clima é preponderante para a sobrevivência daqueles que o praticam, é amplamente usada. Ele se refere a um período determinado, com início e fim determinados, para a realização de um ataque ao cume ou mesmo uma tentativa de escalada.

Montanhistas que estão na tentativa de subir uma alta montanha (algo acima de 4.000 metros acima do nível do mar) com clima instável, além de escaladores que tentam uma escalada em locais como Torres del Paine ou alguma via no maciço Fitz Roy, constantemente esperam a “janela de tempo bom”.

Por que janela?

Uma janela é algo que normalmente se olha , seja olhando para fora ou olhando para dentro. As janelas criam uma separação entre um aqui e um lá, mas ao mesmo tempo uma transparência entre esses dois mundos criados. Uma janela, portanto, oferece a possibilidade imaginativa de estar em um lugar diferente de onde se está atualmente.

O significado da raiz da palavra nórdica antiga ‘window’ (janela em inglês) é, literalmente, um wind-eye (olho no vento) ou um eye-hole (buraco do olho). O olho e, portanto, a mente e o ser podem ser transportados, tentadoramente, pela janela para um mundo diferente.

Em metereologia existe o termo “janela de tempo” (weather window em inglês), portanto “janela de tempo bom” é apenas uma espécie de aplicação da figura de linguagem Anáfora (para dar mais ênfase à mensagem). O termo determina “janela de tempo” um intervalo limitado quando se espera condições meteorológicas sejam adequadas para um projeto específico.

Pois bem, o termo “janela de bom tempo” é derivado do termo “janela de oportunidade”, de origem norte-americana e cunhado na década de 1960 pela NASA, que por sua vez estabeleceu a expressão launch window (“janela de lançamento”) como o momento mais propício para lançar foguetes ao espaço. Uma vez que este período terminasse, ou a “janela é fechada”, o resultado especificado não é mais possível.

O termo tornou -se popular durante os anos da corrida armamentista entre as potências ocidental e comunista (Guerra Fria), quando se referia especificamente a uma chance de ataque. Por volta da década de 1980, ele havia sido estendido a outras oportunidades estreitas (como meteorologia). Assim, rapidamente se tornou um clichê.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.