Qual a melhor abordagem de expectativa para ajudar a escalar melhor?

Imagine-se entre os pontos de proteção em uma escalada desafiadora. Você está no seu limite, com os braços bombados, e as dúvidas começam a surgir em sua mente. Você pode começar a perceber que está em uma situação ameaçadora, um tipo de ameaça existencial. Seus instintos de sobrevivência de luta ou fuga entram em ação, para lutar contra a ameaça ou fugir dela. O que você faz?

Situações difíceis de escalada como essa nos desafiam profundamente e revelam como lidamos com o estresse. O treinamento mental nos ajuda a tomar consciência de nossos mecanismos de enfrentamento do estresse, identificar os limitantes e substitui-los por outros mais úteis.

Tendemos a reagir a situações ameaçadoras como se tivéssemos apenas uma opção “ou/ou”. Achamos que temos que escolher entre lutar contra o estresse ou fugir dele. Isso se manifesta na escalada, seja correndo para a próxima posição de proteção ou escapando para a anterior. Processamos o estresse ou correndo para o futuro ou fugindo para o passado, o que não é realmente processá-lo.

O pensamento “ou / ou” é um reflexo de uma mente dualista, que vê a realidade seletivamente. “Quero pensamento positivo, mas não negativo.” “Quero ter sucesso, mas não falhar.” “Quero o bem na vida, mas não o mal.” O estresse é necessário para aprender e melhorar. Existe nos aspectos negativos, nas falhas e nos chamados aspectos “ruins” da vida. Selecionar apenas as experiências positivas, bem-sucedidas e boas limita nosso envolvimento na vida e nossa capacidade de vivê-la.

A vida inclui tudo: o positivo e o negativo, o sucesso e o fracasso, o bom e o ruim. Uma mente unitária é aquela que pensa de maneiras alinhadas com a vida. Ela foi projetada para ver toda a realidade, para abraçar tudo o que compõe a vida, aceitá-la e trabalhar com ela. Acessamos a mente unitária através do pensamento “ambos / e”. Percebemos positivo e negativo para que possamos ver a realidade em sua forma mais completa.

Aceitamos o sucesso e o fracasso conforme necessário para o nosso aprendizado. Trabalhamos com os aspectos bons e ruins da vida para que possamos estar presentes, fazer o trabalho e desfrutar de nossas jornadas de aprendizado. A mente unitária e o pensamento “ambos / e” constroem uma base central melhor e mais resiliente para o nosso mecanismo de enfrentamento do estresse. Como construímos isso?

Lutar e fugir são reações naturais ao estresse e podemos trabalhar com elas. No entanto, em vez de lutar ou fugir, fazemos ambos: lutamos e fugimos. Lutar é um movimento para a frente; fugir é um movimento para trás. Não nos movemos quando os combinamos; ficamos no estresse atual. Fazer isso nos dá tempo para estar ciente de nosso estado interno e estratégias de enfrentamento ao estresse. A pausa, atrasar o desejo de lutar ou fugir, nos permite ficar no estresse e perceber com mais clareza. Percebemos nossa tendência de buscar consolo no futuro ou no passado e passamos a buscar consolo no momento presente. Pausar e permanecer nos permite passar da luta ou fuga para a vulnerabilidade, o que nos ajuda a permanecer abertos para que possamos aprender.

Agora, um trabalho eficaz pode ser feito porque somos vulneráveis e abertos o suficiente para perceber o que está acontecendo dentro de nós. Somos naturalmente levados a avançar em direção ao conforto; não há nada de errado em ser motivado dessa maneira. Na verdade, é uma questão de quando buscamos conforto: no futuro e no passado, ou no presente. Parar, ficar e pensar em “ambos / e” nos ajuda a buscar conforto no momento presente.

Precisamos de uma ferramenta tangível para aplicar o pensamento “ambos / e”. Fazemos isso praticando amor duro. Somos duros e amáveis conosco. Ao fazer uma pausa e permanecer estressados, nos damos espaço e tempo para trabalhar com ele. Ficamos estressados e somos honestos conosco sobre nossas fraquezas e limitações. Isso é difícil. E amamos o que quer que seja revelado tendo compaixão por nós mesmos quando cometemos erros, não progredimos tão rapidamente quanto gostaríamos e quando nossos esforços ficam aquém das nossas expectativas.

Quando estamos no limite de nossas zonas de conforto – no nosso limite, com os braços bombados e duvidando -, notamos nossa tendência de nos apressarmos através do estresse ou fugirmos dele. Então, pausamos, permanecemos e usamos a mente unitária para mudar para o pensamento “ambos / e”. Não estamos mais buscando apenas uma realidade seletiva de experiências positivas, bem-sucedidas e boas.

Sabemos que a vida é difícil. No entanto, podemos ser duros com nós mesmos em relação à vida e amar a si mesmos enquanto navegamos em nossas difíceis jornadas de vida. Simplesmente se resume ao momento quando precisamos buscar conforto. Em vez de buscá-lo no futuro ou no passado, procuramos no presente para que possamos nos engajar na realidade completa do que é a vida.

Dica Prática

Quantas vezes você já ouviu a pessoa na seg dizer “você consegue, já mandou!”? Quão útil foi isso para o seu aprendizado e aprimoramento na escalada? Em vez disso, diga à seg para treiná-lo com amor duro.

Escalar pode ser estressante, fazendo com que você fique chateado, frustrado ou desanimado. Digamos que sua tendência é ficar frustrado depois de cair; você quer escapar desse sentimento imediatamente descendo ao chão. Informe à pessoa na seg sobre essa tendência limitante e elabore o treinamento duro e amoroso de antemão:

  • Seja duro: Se você reagir e quiser descer, a pessoa na seg pode pedir que você faça uma pausa e fique onde está por um minuto. Se você disser que deseja descer após esse minuto, a seg cumprirá sua solicitação. Isso é difícil; isso ajuda você a fazer uma pausa. As seg pode lembrá-lo de que escalar é difícil e esse é um motivo importante pelo qual você gosta.
  • Seja amor: A seg fala com honestidade e compaixão, lembrando aonde você precisa focar sua atenção, mas de uma maneira gentil. Isto é amor; ajuda a aceitar as instruções úteis sugeridas pela seg.

O livro “The Rock Warrior Way – Mental Training for Climbing” está à venda traduzido para a língua portuguesa no Brasil em: http://www.companhiadaescalada.com.br/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.