Dentro do montanhismo há uma espécie de “selo”, ou carimbo no passaporte de montanhista, quando alguém consegue escalar as montanhas mais altas de cada continente e o Denali (6.190 m). Esta marca é batizada de “Seven Summits“.
Na América do Sul o montanhista Richard Bass está tentando criar uma marca sul-americana: o Roof of Andes.
Muito se discute que no Brasil não há montanhas, mas isso é uma discussão para um outro artigo. Portanto para terminar a série de artigos listou as 11 maiores montanhas do Brasil e os pontos culminantes de cada país sul-americano. Agora as atenções são voltadas ao Brasil e aos pontos culminantes de cada estado. Na lista foi incluído o Distrito Federal.
Seven Summits Brasil?
Como ficaria uma eventual lista de um “Seven Summits Brasil”? Observando a lista abaixo ficaria como desafio ao montanhista que quisesse realizar o desafio:
- Pico da Neblina (AM)- 2.995,3
- Pico da Bandeira (ES/MG)- 2.891,3
- Pedra da Mina (SP) – 2.798,1
- Pico das Agulhas Negras (RJ) – 2.790,9
- Monte Roraima (RR) – 2.734,0
- Pico do Barbado (BA) – 2.033,3
- Paraná Pico Paraná (PR) – 1.877,0
Obviamente o desafio do “Seven Summits Brasil” não existe, mas o desafio ficaria por conta do deslocamento entre os lugares. Para quem deseja um “carimbo” para trekkings e ascensões em terras brasileiras, fica a sugestão acima.
Acre – Serra do Divisor (609 m)
A Serra do Divisor é uma cadeia montanhosa situada na fronteira entre o Brasil e o Peru.
O local fica no Parque Nacional da Serra do Divisor
Alagoas – Serra da Onça (1.016 m)
A Serra da Onça fica no no município de Santa Margarida-AL.
É uma montanha de origem vulcânica.
Amapá – Serra Tumucumaque (701 m)
A Serra do Tumucumaque fica no planalto das Guianas. A região da Serra do Tumucumaque é considerada muito remota e quase inacessível.
Tumucumaque significa “a pedra da montanha” e simboliza “a luta entre o xamã e os espíritos
Amazonas – Pico da Neblina (2.995,3 m)
Com 2.993,80 metros de altitude o Pico da Neblina é o ponto mais alto do Brasil. A última medição foi revista pelo IBGE em 2016.
Localizado no estado do Amazonas fica na Serra do Imeri (Planalto das Guianas) bem na fronteira entre Brasil e Venezuela, fica no município de Santa Isabel do Rio Negro-AM, mas a zona urbana mais próxima é a de São Gabriel da Cachoeira-AM.
Bahia – Pico do Barbado (2.033,3 m)
O Pico do Barbado é o pico mais alto do nordeste brasileiro. A montanha fica entre os municípios de Rio do Pires-BA e Abaíra-BA.
É parte integrante da Chapada Diamantina.
Ceará – Pico da Serra Branca (1.154 m)
Pico da Serra Branca fica na Serra das Matas. A região é um dos maciços residuais dispersos nas Depressões Sertanejas do interior cearense.
Sua vegetação em baixas altitudes é a caatiga arbórea e nas maiores altitudes mata seca.
Distrito Federal Colina do Rodeador (1.349 m)
Espírito Santo / Minas Gerais – Pico da Bandeira (2.891,3 m)
Com 2.892,00 metros de altitude (medição revista pelo IBGE em 2016) o Pico da Bandeira é o terceiro ponto mais alto do Brasil (e de toda a Região Sudeste). Encravado na Serra do Caparaófica na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
O Pico da Bandeira possui esse nome porque em 1859, o imperador Pedro II determinou que fosse colocada uma bandeira no local. À época o local era tido como o ponto mais alto do Brasil. Não há registros oficiais de quando foi a primeira ascensão.
Goiás – Chapada dos veadeiros (1.784 m)
A Chapada dos Veadeiros abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, considerado patrimônio natural mundial. A área é conhecida por sua beleza natural.
A Chapada dos Veadeiros também é bastante conhecida por ser o melhor local para avistamento de Objetos Voadores Não Identificados em Goiás.
Maranhão – Chapada das Mangabeiras (804 m)
O topo da Serra das Mangabeiras é chamado de Chapada. O Governo Federal denomina toda sua extensão como Mesorregião da Chapada das Mangabeiras.
No total sua área é de 156.324 km² que ocupa 54 municípios de três estados: Tocantins (8 municípios), Maranhão (7 municípios) e Piauí (39 municípios).
Mato Grosso – Serra do Monte Cristo (1.118 m)
A Serra do Monte Cristo faz parte do Parque Estadual Serra de Santa Bárbara.
O parque está localizado nos municípios de Pontes-MT , Lacerda-MT e Porto Esperidião-MT.
Pará – Serra do Acari (906 m)
A elevação sem nome definido, que fica na Serra do Acari, fica na fronteira entre Brasil e Guiana.
Paraíba – Pico do Jabre (1.197 m)
O Pico do Jabre localiza-se no município de Matureia-PB.
O Parque Estadual Pico do Jabre foi criado para envolver toda a área do pico e proteger a fauna e a flora da região. É o segundo mais alto do planalto da Borborema.
Paraná – Pico Paraná (1.877 m)
O Pico Paraná é a montanha mais alta da região sul do Brasil. O conjunto principal do maciço rochoso que compõe o pico Paraná é formado por três cumes: Pico ParanáUnião e Ibitirati.
O acesso para sua escalada é no município de Antonina-PR.
Pernambuco – Pico do Papagaio (1.260 m)
O pico do Papagaio é o ponto culminante de toda parte setentrional da Região Nordeste. Está situado no sertão pernambucano, mais especificamente no município de Triunfo-PE.
O deslocamento de triunfo ao pico pode ser feito com veículo próprio, ou pela contratação de um guia local
Piauí – Serra Grande (865 m)
Rio de Janeiro – Pico das Agulhas Negras (2.790,9 m)
Com 2.791,50 metros (novos dados do IBGE publicados em 2016) de altitude a Pico das Agulhas Negras é o sexto ponto mais alto do Brasil (ainda não oficializado pelo IBGE).
Localizado na Serra de Itatiaia entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro fica dentro do Parque Nacional de Itatiaia. Fica entre os municípios de Itatiaia-RJ e Resende-RJ e Bocaina de Minas-MG.
Rio Grande do Norte – Serra do Coqueiro (868 m)
Rio Grande do Sul – Serra Geral (1.398 m)
A Serra Geral divide o litoral do interior de Santa Catarina e corta o estado do Rio Grande do Sul. É formada a partir de intensas atividades vulcânicas ocorridas há milhões de anos.
Este imenso platô é subitamente interrompido por abismos verticais que levam à região litorânea, daí originando-se o nome de Aparados da Serra.
Rondônia – Serra dos Pacaás Novos (1.126 m)
A Serra fica dentro do Parque Nacional de Pacaás Novos. No parque é possível constatar a transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica.
Parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Roraima – Monte Roraima (2.734 m)
Com 2.739,30 metros (novos dados do IBGE publicados em 2016) de altitude o Monte Roraima é o oitavo ponto mais alto do Brasil (ainda não oficializado pelo IBGE).
Localizado na Serra de Pacaraima, no estado de Roraima, fica na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. A altitude de 2.734,10 creditada em livros de geografia ao Monte Roraima na realidade não é a do topo da montanha, mas a do marco geodésico na tríplice fronteira de Brasil, Venezuela e Guiana.
Santa Catarina – Morro da Boa Vista (1.822 m)
O Morro da Boa Vista está situado numa região conhecida como Campo dos Padres, na cidade de Alfredo Wagner-SC.
São Paulo – Pedra da Mina (2798,1 m)
Com 2.798,40 metros de altitude a Pedra da Mina é o quinto ponto mais alto do Brasil (ainda não oficializado pelo IBGE). Localiza-se na Serra Fina e encravada na Serra da Mantiqueira, a montanha fica ente os estados de Minas Gerais e São Paulo.
A Pedra da Mina é o cume mais alto do estado paulista e fica na divisa dos municípios de Queluz-SP, Lavrinhas-SP e Passa Quatro-MG.
Sergipe – Serra Negra (742 m)
A Serra Negra é uma pequena cordilheira que atravessa a fronteira dos estados brasileiros de Sergipe e Bahia. Nessa serra, encontra-se um pico no município de Poço Redondo que é o ponto mais alto do estado de Sergipe, com 742 metros de altitude
Tocantins – Serra Traíras (1.340 m)
A Serra das Traíras (também conhecido como Serra das Palmas) está localizada entre os municípios Paranã-TO e Cavalcante-GO. A Serra das Traíras é a única serra do Tocantins onde podem ser encontradas altitudes acima dos 1.210 m.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.
Muito bacana, ótima matéria.
Apenas uma correção, a Serra do Monte Cristo em MT fica localizada nos Municípios de Pontes e Lacerda-MT e Porto Esperidião-MT.
No município de Indaial-SC (minha terra natal) tem uma montanha chamada Pico 1034, é mais alto que muito pontos descritos!
Galera, a Serra da Onça fica no município de Mata Grande, AL. O município de Santa Margarida fica em MG.
Quanto ao RS: o nome é Monte Negro (não confundir com a cidade de Montenegro) e fica no município de São José dos Ausentes (emancipado de Bom Jesus).
Essa serra mostrada na imagem do Piauí não é a Serra Grande é a Serra de Santo Antonio em Campo Maior, a Serra Grande essa do link abaixo e fica em Pedro II, o nome dela é Serra da Ibiapaba:
Prezados, a Serra da Onça, no Estado de Alagoas, fica no município de Mata Grande. Não existe, aqui, a cidade Santa Margarida.
A foto do pico do Barbado tem como destaque o Pico do Itobira(1960 mts)no centro.A Foto foi tirada do topo do Pico do Barbado.
cadê Mato Grosso do Sul?
Mencionou vários lugares abaixo dos 1000m. faltou mencionar A serra do Quirirí, na divisa de Santa Catarina com Paraná, onde o ponto culminante é de 1.560m e onde existe uma travessia chamada Pico do Araçatuba até Monte Crista, travessia que passa dos 70 Km de distância e desnível acumulado superior à 3000m.
Prezados,
Em Santa Catarina o ponto mais alto é o Morro da Boa Vista com 1.827 metros de altitude. Está localizado na região conhecida como Campo dos Padres, na divisa dos municípios de Urubici e Bom Retiro.
Att,
Sérgio – Guia de Turismo
Graxaim Ecoturismo e Aventuras.
Putz! Que artigo legal.Que curioso saber os pontos culminantes de cada Estado.
No caso do RS, o Pico do Monte Negro de 1.403 mts é ponto mais alto.