Quais são os países que possuem montanhas estampadas em suas bandeiras?

O símbolo visual e representativo de cada toda e qualquer entidade constituída (país, estado, município, intendência, província, bairro, organização, sociedade, clã, etc) é a sua bandeira. A simbologia remonta à Idade Média, quando os exércitos aliados, para não se confundirem uns com os outros, usavam um pedaço de pano hasteado.

A simbologia pode ou não observar as convenções heráldicas (ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos). A bandeira nacional representa uma nação e dependendo do que aparece nela, mostra o quanto a nação se importa com alguns de seus recursos.

Bandeiras com montanhas no Brasil

Bandeiras de Montanha-ES e Caparaó-ES

Por exemplo, no Brasil a cidade de Montanha-ES possui em seu brasão, justamente uma montanha. A cidade de Caparaó, também do Espírito Santo, também possui montanhas estampada em sua bandeira.

A cidade de Belo Horizonte-MG e Santana do Riacho-MG (Onde fica a Serra do Cipó) e Montes Claros-MG também possuem em suas bandeiras montanhas desenhadas.

Em Goiás, a cidade de Alto Paraíso também possui estampado em sua bandeira montanhas.

Bandeira de São Bento do Sapucaí-SP

A cidade de São Bento do Sapucaí-SP possui justamente seu maior símbolo em sua banheira: A Pedra do Baú.

A cidade de Itatiaia-RJ retrata em sua bandeira montanhas da Serra da Mantiqueira, assim como Resende-RJ o pico das Agulhas Negras. Teresópolis-RJ, assim como o próprio estado do Rio de Janeiro, possui estampado em seu brasão e bandeira o Dedo de Deus (1.692 m).

Bandeiras de Teresópolis-RJ e Itatiaia-RJ

O Rio de Janeiro, inclusive, é o único estado brasileiro que possui estampado em sua bandeira montanhas.

Mas e os países? Quais são os países que escolheram colocar estampado em sua bandeiras montanhas?

Bolívia

A bandeira boliviana traz o desenho de Cerro Rico, um cume de 4.782 metros que domina a cidade de Potosí. Não é o ponto mais alto do país (Nevado Sajama – 6.542 m), mas uma montanha importante para a história do país andino.

Em 1825, Simon Bolivar escalou o cume do Cerro Rico em uma ascensão simbólica que marcou o fim da guerra de independência.

Costa Rica

Três picos rochosos são desenhados na bandeira da Costa Rica e representam as três cadeias de montanhas do país. A Cordillera de Talamanca, a Cordillera Central e a Cordillera de Tilaran. O primeiro culmina no Cerro Chirripo, 3.820m (também o ponto mais alto do país).

O segundo em Irazu (3.432m). Finalmente, o terceiro, no prolongamento da Cordilheira Central, culmina em 1.670 metros (Arenal).

Equador

No centro da bandeira há uma montanha coberta de neve acima de uma planície e seu rio. É o Chimborazo, o ponto mais alto do país com seus 6.263 metros acima do nível do mar.

Este vulcão às vezes é considerado a montanha mais alta do mundo (se tomarmos a medida do centro da Terra) .

El Salvador

Existem pelo menos 5 montanhas alinhadas uma atrás da outra na bandeira de El Salvador. Eles representam a Cordillera d’Apaneca, que tem 5 picos principais. Entre eles, os vulcões que inspiraram Antoine de Saint Exupéry no Pequeno Príncipe.

Em particular o vulcão Ilamatepec e seus 2.381 metros acima do nível do mar. Vulcões ainda ativos, a última erupção mortal de Ilamatepec remonta a 2005, duas pessoas morreram na erupção.

Eslováquia

A bandeira eslovaca tem uma cruz prateada no “pico central de um grupo de três colinas azuis”.
Essas colinas representam os três maciços Tatra, Matra e Fatra.

Este símbolo é muito antigo e não faz mais muito sentido na geografia de hoje, já que o terceiro maciço está hoje na Hungria.

Eslovênia

A montanha branca sobre fundo azul do brasão da bandeira eslovena nada mais é do que Triglav, o ponto mais alto do país com 2.864 metros acima do nível do mar.

Este brasão está na bandeira eslovena desde 1991. Anteriormente, ele apresentava uma estrela (durante a era soviética) ou nada (antes).

Nicarágua

Ainda 5 montanhas nesta bandeira, puramente simbólicas. Eles representam os 5 estados membros originais das Províncias Unidas da América Central, uma federação regional do início do século XIX.

No entanto, existem muitas montanhas na Nicarágua, como o ponto mais alto, localizado na fronteira com Honduras e que se eleva a 2.107 metros acima do nível do mar.

San Marino

Com apenas 61 km 2 , San Marino é o quinto menor país do mundo e está totalmente rodeado pela Itália. Paradoxalmente, deve sua existência ao apoio ao processo de unificação italiana ocorrido no século XIX. Era um lugar de refúgio para pessoas perseguidas por apoiarem a unificação. Em reconhecimento a isso, o general italiano Giuseppe Garibaldi, que conseguiu unificar a Itália em 1861, aceitou o desejo de San Marino de não ser incorporado ao novo estado.

O refúgio era o modesto Monte Titano (739 m), a montanha mais alta de San Marino, cujos três cumes contêm as Três Torres de San Marino : Guaita, Cesta e Montale, a primeira das quais data do século XI. É uma montanha apropriada para colocar uma bandeira nacional. O próximo monumento mais famoso de San Marino é o circuito do Grande Prêmio, e que Deus nos ajude se eles decidirem colocá-lo na bandeira.

Santa Lúcia

Santa Lúcia é um país insular das Pequenas Antilhas, no Caribe. Seu nome foi dado por Cristóvão Colombo, que ali esteve, em 1502.

Os dois triângulos da bandeira da ilha caribenha de Santa Lúcia simbolizam duas montanhas. Os dois picos, Gros Piton e Petit Piton, são agulhas vulcânicas que culminam respectivamente a 770 e 743 metros acima do nível do mar.

Eles fazem parte de uma unidade vulcânica maior, chamada Qualibou, ou às vezes Soufrière. Uma área agora classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.