Quais são as melhores dicas para aproveitar o máximo o indoor para performance no outdoor?

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE no ano de 2015, a maior parte da população brasileira (84,72%) vive em áreas urbanas. De acordo com o levantamento, apenas 15,28% dos brasileiros vivem em áreas rurais.

O total de habitantes no Brasil é um montante de Considerando em números, o IBGE afirmou que a estimativa de população em solo brasileiro é de 210.147.125 pessoas. Sendo assim, 178.036.644 pessoas moram em áreas urbanas. Ainda de acordo com o IBGE. 38,8 milhões de habitantes do território brasileiro são praticantes de algum esporte no país.

A partir deste número, é possível concluir que boa parte destes praticantes necessitam treinar em algum local específico, como ginásios e academias. Tratando-se de esportes outdoor, culturalmente muitas pessoas ainda possuem restrições a respeito de treinamentos em ambientes frechados.

Como funciona no exterior?

No Brasil, grande parte do ano o clima colabora para que estejamos fora de nossas casas. Em grande parte do território brasileiro é possível praticar atividades outdoor durante todo o ano. Corrida de montanha, escalada, trekking, ou qualquer outra modalidade.

Mas como fazem as pessoas que vivem em locais que possuem inverno rigoroso e chuva constante? Países como EUA, Canadá, Suécia, Noruega, Finlândia, Alemanha, Eslovênia, Croácia, Áustria, etc, possuem invernos com constantes nevascas. Inglaterra, Escócia e Irlanda, por exemplo, possuem chuva quase durante todo o ano.

A solução encontrada por pessoas que praticam atividades outdoor nestes países é adaptar ambientes internos (indoor), com aparelhos que proporcione uma preparação física adequada. Todos os atletas, especialmente os amadores, se preparam em ambientes indoor para a temporada de bom tempo.

Este tipo de característica proporcionou ainda uma maior cultura de convívio social, pois culturalmente todos são educados para se portarem da melhor maneira possível em sociedade. Não é segredo para ninguém que no Brasil, a cultura de convívio em sociedade ainda necessita de melhoramentos significativos. A necessidade deste melhoramento fez com que muitos ficassem resistentes a irem a um ambiente indoor para treinar.

Treinamentos indoor

A chuva intensa de verão e o clima frio de inverno tempo inevitavelmente força a todos que procurem treinar em casa, ou mesmo em um estabelecimento como uma academia ou ginásio. A primeira medida que deve ser necessária para treinar indoor é procurar um bom ambiente e que haja boa administração.

Limpeza do local, qualidade dos equipamentos, receptividade dos proprietários (inclusive com as minorias), planos de inclusão social, programas de inventivo de prática das crianças, etc. Tudo isso deve ser levado em conta quando for escolher um local.

Para treinar indoor, o glamour do local, ou mesmo o prestígio da marca (ou mesmo de algum atleta que treine por lá) deve ser o último requisito a ser avaliado.

Defina uma meta e foco

Só porque é fora de temporada, não significa que não deva definir metas. Seja de potência, cadência, ritmo, força, resistência e técnica. Tudo isso deve estar bem claro no momento de começar a fazer um plano de treinamento.

Para treinar indoor, seja qual for a modalidade, é necessário focar nos objetivos. Apenas se matricular em um local porque outras pessoas o fazem, não necessariamente irá garantir resultados. Quem garante resultados é o seu comprometimento e disciplina.

Procures profissionais

Foto: https://www.trainingbeta.com/

Para otimizar a performance existem diversos profissionais: Nutricionistas, nutrólogos, preparadores físicos, fisiologistas, etc. Todos estes profissionais contribuem em um aspecto específico para o melhor desenvolvimento de um atleta, seja ele profissional ou amador.

Portanto, ao começar a treinar em ambientes indoor, procure orientações de treinamento e alimentação com quem entenda. Perguntar a alguém somente baseado no tempo de experiência no esporte é o mesmo que confiar um tratamento saúde a um vendedor de raízes medicinais.

Com todas as conversas que tiverem na academia, nunca acredite em alguma teoria dia a esmo por praticantes do esporte que estiver treinando. Assim que souber de algo, pesquise bastante antes de incorporar qualquer hábito em sua rotina.

Tenha autodisciplina

Cada pessoa possui uma rotina específica de trabalho. Um erro muito comum, sobretudo em ginásios de escalada, é a falta de comprometimento com a planilha de treinos (se é que possui uma). A cada dia é realizado um treinamento com metodologia e objetivos diferentes.

As mudanças de treinamento são realizadas pela movimentação de cada pessoa na rede social. As rotinas de treinamento são orientadas ao vídeo mais compartilhado do dia ou, pior, “conselhos” dados por pessoas em grupos de whatsapp. Não há ciência nem planejamento que resista a tantas mudanças de direção.

A autodisciplina é a obediência à ordem, regra e responsabilidade que determinado indivíduo ou grupo se impõe, sem a orientação ou imposição de terceiros. Ou seja, o seu objetivo ao ir a um ambiente indoor é prioritariamente treinar.

A parte de socialização fica para depois do treino.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.