Quais são as 5 coisas que todo escalador deveria fazer antes de morrer?

O que fazer antes de morrer? É atribuído ao filósofo iluminista francês Voltaire afirmou a frase de que “na vida, a gente não consegue evitar duas coisas: a morte e os impostos”. Portanto caro leitor, tenha certeza de que um dia você irá deixar de existir.

Por ter este conhecimento, o ser humano acaba atormentado com esta realidade. Portanto, há muitas coisas que devemos realizar durante a curta passagem que temos neste planeta.

Sendo um (a) escalador (a), quais as principais ações que deveria realizar para valorizar sua carreira no esporte?

Este é o objetivo deste artigo: sugerir 5 ações que farão com que se lembre com carinho da atividade, pois ela contribuiu para o crescimento de sua técnica e, claro, de seu espírito.

Conheça um novo local por ano

Um escalador que possui o hábito de somente escalar no mesmo lugar, sempre nas mesmas vias, acaba condenando sua existência como escalador. Ficar restrito a somente uma mesma área, atrapalha o crescimento até do próprio esporte.

No mundo existem muitas novas áreas para serem exploradas. A atividade de explorar um novo lugar faz com que também abasteça o seu espírito de novos valores. Todos seus parâmetros do que é “exposto”, “fácil”, “difícil”, “longe” e “perto”, serão testados.

Além disso, terá a oportunidade de conhecer novas pessoas que lhe ensinarão sobre seus próprios valores sobre a escalada, o esporte, a vida e a sociedade. Isso fará você crescer como cidadão (ou cidadã). Muito provavelmente, a cada lugar novo que conhecer colocará em xeque sua carga de preconceito que carrega dentro de si.

Lembre-se, cada local de escalada novo que conhecer, seja ele no seu estado, cidade ou país, é ampliar a visão que tem do mundo e de você mesmo (a).

As pessoas ficam presas em antigos hábitos e padrões, o famoso “conforto” com as coisas que são familiares. Por isso não viajam, não conhecem nada novo. Há preconceito para esconder a própria mediocridade.

O medo da mudança fez com que elas finjam para os outros e para si que estão contentes quando, no fundo, queriam poder rir de verdade e aproveitar as coisas boas da vida.

Substitua uma ancoragem desgastada (mesmo que não seja você que abriu a via)

Foto: http://www.freeman.com.mx

O escritor britânico Oscar Wilde disse uma vez que “o altruísmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser”. Portanto, a manutenção de proteções defeituosas também é tarefa de quem sequer é conquistador da via.

Por que deixar uma proteção, ou mesmo uma ancoragem, com qualidade duvidosa colocar a sua vida em risco?

Muito se discute de quem deveria trocar (mas não alterar) uma proteção em estado ruim. Mas no meio de tanta discussão, acabam até esquecendo de trocá-la. Portanto, praticar a atitude de prestar um serviço à comunidade que você faz parte é melhor do que sair correndo para abafar acidentes.

Leve pessoas que não conhece a escalada para conhecê-la

Quantas pessoas você já levou para experimentar a escalada pela primeira vez? Este tipo de atitude faz com que o volume de novas pessoas seja aumentado.

Em vez de pensar que os locais ficarão mais cheios, raciocine da seguinte maneira: quanto mais pessoas entrar no esporte, mais ele crescerá e deixar de ser uma atividade desconhecida. Ao cair no gosto de mais pessoas, a escalada poderá proporcionar que existam pessoas dedicadas 100% ao esporte.

Se você deseja fazer o esporte crescer, procure sempre levar pessoas para conhecer a modalidade e as apresente de maneira adequada. Sempre com segurança, em vias adequadas para iniciantes e em locais que a diversão valha a pena.

Treine como um (a) atleta profissional

Escalar é uma atividade muito prazerosa e, ás vezes, transformá-la em uma atividade com obrigações pode torná-la em algo chato. Porém, ao menos uma vez na vida é interessante realizar treinamentos e atividades semelhantes aos que atletas profissionais fazem.

Rotinas de treinamentos intensivos, planilha de treinos e acompanhamento nutricional devem ser experimentados uma vez na vida. Por que? Para que entenda como é dura a vida de um atleta profissional e como funciona a pressão interna, e externa, por resultados.

Caso goste deste tipo de rotina, se tornará um atleta profissional e de elite. Caso não goste, aprenderá a valorizar o esforço e dedicação de atletas. Em qualquer modalidade.

Aprenderá também a identificar os motivos que fazem alguns ganharem patrocínio e outros não.

Não se importe com o que os escaladores falem

Foto: http://howtoclimbharder.com

Muitas pessoas na escalada se importam em demasia com própria imagem. Fisicamente e socialmente falando. Há uma demasiada preocupação de se mostrar culto, forte, inteligente e viajado. Mesmo que, na grande maioria da vezes não seja.

Este tipo de carência afetiva pode ser vista em todas as redes sociais. Muitos se mostrando o que não são, para que todos os aplaudam.

Portanto, por algum período de sua vida tenha a coragem de viver uma vida fiel a si mesmo. Não procure viver a vida que os outros esperam de você. A maioria das pessoas não realiza nem metade de seus sonhos e morrem sabendo que isso aconteceu por causa de escolhas que fizeram, ou não fizeram.

Muitas pessoas suprimem seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Consequentemente acabam se acomodando em uma existência medíocre e nunca se tornaram quem eles realmente eram capazes de ser. Muitos desenvolveram doenças relacionadas à amargura e ressentimento que carregavam.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.