Quais são as 25 frases motivacionais que usam montanha como metáfora mais famosas da história

Grande pare das pessoas vê as montanhas como um símbolo de beleza, desafio e oportunidade. Essas majestosas massas de terra oferecem recreação, são uma fonte de água doce e também trazem muitos benefícios à saúde das pessoas.

Não resta dúvida de que as montanhas trazem muita positividade para diferentes aspectos de nossas vidas. Para celebrá-las, abaixo está uma coleção de citações e ditados de montanha inspiradores, aventureiros e motivacionais, coletados de uma variedade de fontes ao longo dos anos.


Friedrich Nietzsche

“Aquele que escala as montanhas mais altas ri de todas as tragédias, reais ou imaginárias”

“Algumas horas de escalada fazem com que um canalha e um santo sejam duas criaturas bastante semelhantes”

“Nas montanhas da verdade, você nunca pode escalar em vão: ou você alcançará um ponto mais alto hoje ou estará treinando seus poderes para poder escalar mais alto amanhã”

Friedrich Nietzsche | Foto: http://homoliteratus.com/

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo, escritor e crítico alemão que exerceu grande influência no Ocidente. Sua obra mais conhecida é “Assim Falava Zaratustra”. O pensador estendeu sua influência para além da filosofia, penetrando na literatura, poesia e todos os âmbitos das belas artes.

Seus livros deixaram os primeiros indícios do surgimento da filosofia contemporânea. É dele a citação ‘O que não me faz morrer me torna mais forte’.


John Muir

“As montanhas estão chamando e eu devo ir”

“Escale as montanhas e receba as boas ideias”

“Ir para as montanhas é voltar para casa”

“A exposição de um dia às montanhas é melhor do que uma carroça de livros”

John Muir

John Muir (1838- 1914) foi um naturalista norte-americano nascido na Escócia, escritor e defensor da floresta dos EUA. Foi o grande responsável pelo estabelecimento de Parque Nacional da Sequoia e Parque Nacional de Yosemite, localizado na Califórnia.

Muir se tornou uma figura central no debate sobre o uso da terra, defendendo a preservação da terra principalmente por meio de artigos publicados em periódicos populares. Muir acreditava que os parques e florestas nacionais deveriam ser preservados em sua totalidade, o que significa que seus recursos deveriam ser mantidos fora dos limites dos interesses industriais.

Os escritos de Muir continuam servindo como fontes de inspiração para naturalistas e conservacionistas nos EUA e em todo o mundo.


Anatoli Boukreev

“As montanhas não são estádios onde satisfaço a minha ambição de alcançar, são as catedrais onde pratico a minha religião”

“Era possível que quando os montanhistas estivessem prontos, a montanha não estivesse”

Anatoli Boukreev

Anatoli Nikolaevich Boukreev (1958-1997) foi um montanhista russo foi um alpinista russo do Cazaquistão que fez subidas de 10 das 14 montanhas acima de oito mil.

Boukreev tinha a reputação de alpinista de elite em círculos de escalada internacionais por escalar o Monte K2 em 1993 e o Monte Everest pela via “North Ridg”e em 1995, e por suas subidas rápidas de algumas das montanhas mais altas do mundo. Anatoli se tornou ainda mais conhecido por salvar a vida de montanhistas e turistas durante a tragédia do Monte Everest em 1996.


Theodore Roethke

“Sobre cada montanha existe um caminho, embora não possa ser visto do vale”

“O que precisamos é de mais pessoas que se especializem no impossível”

Theodore Roethke

Theodore Roethke (1908-1963) foi um poeta norte-americano considerado um dos mais talentosos e influentes de sua geração.

Ganhou o Prêmio Pulitzer de poesia em 1954 por seu livro “The Waking”. Seu trabalho foi caracterizado por sua introspecção, ritmo e imagens naturais.


Edmund Hillary

“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”

“Ninguém se lembra de quem escalou o Monte Everest pela segunda vez”

“As pessoas não decidem se tornar extraordinárias. Eles decidem realizar coisas extraordinárias”

“A vida é um pouco como montanhismo – nunca olhe para baixo”

“Ninguém escala montanhas por razões científicas. A ciência é usada para arrecadar dinheiro para as expedições, mas você realmente escala para se divertir”

Edmund Hillary

Sir Edmund Percival Hillary (1919- 2008,) foi um montanhista neozelandês e explorador da Antártica que, com o montanhista tibetano Tenzing Norgay, foi o primeiro para chegar ao cume do Monte Everest. De 1985 a 1988 atuou como Alto Comissário da Nova Zelândia na Índia e em Bangladesh e, ao mesmo tempo, como Embaixador no Nepal.

Após sua escalada do Everest, Hillary se dedicou a ajudar o povo sherpa do Nepal por meio do Himalayan Trust , que ele fundou. Seus esforços são creditados à construção de muitas escolas e hospitais no Nepal.


Conrad Anker

“Montanhas são liberdade. Trate-as com respeito”

“O cume é o que nos move, mas a subida em si é o que importa”

Conrad Anker

Conrad Anker é um montanhista norte-americano de rocha e autor de vários livros. Em 1999, ele localizou o corpo de George Mallory no Everest como membro de uma equipe de busca em busca dos restos mortais do alpinista britânico.

Anker alcançou o cume do Monte Everest sem a ajuda de oxigênio suplementar e, em seguida, com os parceiros Jimmy Chin e Renan Ozturk, foi o primeiro a subir o Meru pela ‘Sharks finn”

A longa lista de amigos que Anker perdeu para escalar cresce a cada ano, e a ausência deles pesa muito sobre ele. “Nós nascemos e lutamos e, no final, a gravidade vence”, diz ele. “O que fazemos na escalada é uma forma de respeitar isso”. Ultimamente, ele tem pensado em como tornar seu esporte mais inclusivo.


Greg Child

“Em algum lugar entre o final da escalada e o cume está a resposta ao mistério por que escalamos”

Greg Child

Greg Child é um montanhista, autor e cineasta australiano. Em 1987, Child foi homenageado com o Prêmio Literário do American Alpine Club por sua prolífica e perspicaz literatura de montanhismo.

Em 2011, Greg foi presidente do júri do prestigiado prêmio Piolet d’Or do montanhismo.


Reinhold Messner

“Sem a possibilidade de morte, a aventura não é possível”

“Quero resolver um problema de escalada nas montanhas, não na loja de artigos esportivos”

“Eu não fui lá para morrer. Eu fui lá para viver”

“As coisas maravilhosas da vida são as coisas que você faz, não as coisas que você tem”

Reinhold Andreas é a maior lenda do montanhismo mundial e considerado por muitos como o maior montanhista de todos os tempos. Messner fez a primeira ascensão solo do Monte Everest e, junto com Peter Habeler , a primeira ascensão do Everest sem oxigênio suplementar.

Messner foi o primeiro escalador a subir todos os quatorze cumes de montanhas com mais de 8.000 metros acima do nível do mar, o primeiro a cruzar a Antártica e a Groenlândia apenas de esquis. Ele também cruzou o deserto de Gobi sozinho e publicou mais de 80 livros.

De 1999 a 2004, ocupou um cargo político como Membro do Parlamento Europeu pelo Partido Verde italiano e foi um dos fundadores da Mountain Wilderness, uma ONG internacional dedicada à proteção das montanhas em todo o mundo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.