Quais os principais fatores que impedem as pessoas de atingirem seus objetivos?

Nesta época do ano acontece uma inevitável reflexão a respeito do ano que passou. Junto desta reflexão há também um planejamento de objetivos para um novo ciclo.

No esporte, as metas e objetivos funcionam como um “norte” para as ações, treinamentos e projetos. Sem eles, não sabemos qual direção seguir e acabamos ficando estagnados. Sem um objetivo final, nunca saberemos se estamos no caminho certo, ou quais desvios temos de tomar para acertar o rumo.

Ninguém que eu já conheci quis deixar de alcançar seus objetivos. Estabelecemos as metas porque elas parecem importantes. Curiosamente logo após se comprometerem a atingir as metas ou sonhos, após algumas horas, dias ou semanas, já esquece de realizar.

Possui um projeto? Não tenha a atitude de esquecer e se desmotivar. Somente você mesmo pode se motivar, não espere que outras pessoas o farão. Portanto, está listado abaixo os principais fatores que fazem as pessoas não atingirem seus objetivos.

Falta de foco

A maioria falha devido à falta de planejamento. Infelizmente, o objetivo a ser atingido geralmente é definido como “ficar saudável” ou “perder peso “. Se seu objetivo é tão genérico, é praticamente garantido que ele não será atingido.

Na escalada pode ser definido como um “encadenar grau X”, “melhorar minha colocação”, “visitar lugar Y”. Objetivos genéricos, apenas para se enganar, fazem com que você nunca os atinja.

Faça do seu objetivo algo sólido. Coisas como, ser capaz de fazer 1000 flexões por dia, ou correr uma maratona, são indicadores muito melhores da saúde. Procure ser realista com o que quer, mas seja objetivo.

O foco é crítico quando se trata de atingir metas. Como você saberá se conseguiu ou não? Se não puder responder a essa pergunta, precisará estabelecer algum foco.

Falta de entendimento

Muitos falham porque realmente não entendem o que significa alcançar metas. A maioria superestima suas próprias habilidades e subestima as dificuldades que enfrentarão. Não acredite que sabe mais que todos, este tipo de superioridade ilusória somente fará seu objetivo ser inalcançável.

No mundo que vivemos hoje, com abundância de informações, NÃO há desculpa para não entender completamente o que será necessário para realizar algo de valor. Procure alguém que te ajude e que tenha o conhecimento que não possui.

Além disso, assista a vídeos, escute podcasts, leia livros e artigos (há vários aqui na Revista Blog de Escalada), pesquise sites e visite pessoas que estão tentando realizar o mesmo tipo de coisa que você. Faça perguntas e busque as respostas.

Fazer isso criará seu desejo e sua base de conhecimento. Procure saber os erros que as pessoas cometeram em suas tentativas ao mesmo objetivo. Aprenda tudo o que puder e, em seguida, determine se está realmente pronto para pagar o preço pelo sucesso.

Nenhuma pessoa é uma ilha, que fica isolado da sociedade e pessoas próximas. Portanto, a outra parte do entendimento é considerar como suas metas afetarão sua família e amigos. Parte do nosso entendimento deve incluí-los, pois seguramente você precisará deles para ajudá-lo.

Falta de planejamento

 

Depois de estabelecer algumas metas focadas, você pode começar um planejamento dentro da sua realidade. Anote o objetivo e, em seguida, pense nas etapas necessárias para alcançá-lo. Cada uma desta etapas são as metas que devem ser cumpridas.

Para cada uma das metas ser cumpridas, é necessário planejamento. Faça um plano concreto com uma linha do tempo de diferentes estágios de desenvolvimento. Seja agressivo, mas realista com seu plano, inclua até mesmo as dificuldades e como contorná-las.

Falta de disciplina

 

Disciplina é o ato de ser constante, ou seja, se dedicar no cumprimento de determinada tarefa para o alcance de um objetivo final. Portanto, um plano é inútil se não segui-lo. Muitas vezes, isso será uma alegria, às vezes, será uma luta.

Procure bem fundo dentro de você mesmo, pois ter disciplina não é algo fácil. Nem simples. Considere sempre que houver uma tentação fazer a pergunta a si mesmo: isso está no meu plano?

Se resposta for negativa, não o faça. Seja disciplinado assim para comida, treinamentos, descanso, etc. Mantenha seu coração e mente focados no objetivo e empurre a negatividade.

Crie hábitos diários que o levarão em direção ao seu objetivo. Procure ter rituais que treinem seu cérebro sobre como pensar em cada situação que desafie você a sair de seu objetivo. Os rituais são ferramentas poderosas para ajudar a discipliná-lo, mas levam tempo para serem estabelecidos.

Um ritual pode ser tão simples quanto tomar um café depois da corrida matinal. Se criar esse hábito, seu cérebro começará a associar ativamente para forçá-lo a correr, para que possa chegar ao café do seu dia.

Falta de vontade

Se você não tem vontade de ter sucesso, está destinado a deixar de atingir metas. Você já deve ter escutado em todos os lugares, de todas as pessoas, que o sucesso NÃO acontece por um acaso, nem com facilidade.

Se um atleta tem todos os holofotes, merecendo toda a atenção, é porque ele trabalhou duro para chegar até ali. Não fique preocupado em receber os mesmos holofotes que alguém, preocupe-se em igualar seus feitos e, se possível, superá-los.

Há muitos atletas frustrados por não receber elogios, ou mesmo receber atenção, da imprensa e sociedade. Pois quem recebe esta mesma atenção realizou algo relevante e que foi muito difícil alcançar. Tenha vontade de superar marcas, mas não fique desejando atenção. Atingir objetivos não tem nada a ver com sua carência afetiva.

Por isso, para atingir seus objetivos, acredite que irá atingir o objetivo que tenha estabelecido para si mesmo. Mas faça por você, não pelos outros.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.