Psicologia esportiva

As vantagens de se praticar uma atividade física já são bem conhecidas. Assim como os cuidados antes de começar a se exercitar também.

Você sabe que a avaliação médica e as orientações de técnicos são essenciais. Mas antes de dar esse primeiros passos, faça um exercício: olhe para dentro.

Preste atenção aos sinais que seu corpo da a você. Ele e sua mente.

Entenda as reais necessidades de seu físico, quais os seus limites e as suas potencialidades. Quando falei que esse auto-conhecimento é um exercício, deveria ter colocado entre aspas porque requer alguns momentos de contato com você mesmo.

Volte no tempo e lembre-se de seu histórico esportivo. Que atividades físicas já praticou, qual era a intensidade e em que período da sua vida.

Caso nunca tenha experimentado esportes, além das aulas de educação física na escola, cuidado redobrado.

Comece aos poucos, uma situação inédita exige adaptação do corpo e do seu estado emocional também. Se você faz parte desse mundo esportivo, há mais tempo, não esqueça que é necessário equilibrar os períodos do treinamento com os de descanso. Seu corpo deve se recuperar para você ter um melhor rendimento e não se machucar.

Sempre tenha em mente os motivos que levaram você a se exercitar.

Quando for inserir a caminhada ou a corrida em sua rotina, conheça bem seus benefícios e saiba que esses frutos você colherá de acordo com o momento e estilo de vida que leva.

Não atropele esse processo gradual e escute sempre as mensagens de seu corpo e de sua cabeça. Eles devem agir em sintonia para que, realmente, a atividade física traga prazer e melhore sua saúde.

Fonte: http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Olheparadentro.aspx

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.