Psicólogas realizam pesquisa para mapear casos de assédio no montanhismo

Após diversos casos de denúncias de assédio no montanhismo brasileiro em 2023, a comunidade começou a ficar em alerta. Que fique claro: assédio cobre uma ampla gama de comportamentos de natureza ofensiva e é geralmente entendido como um comportamento que importuna ou perturba a outra pessoa.

O assédio pode incluir uma variedade de comportamentos de natureza verbal e física, incluindo:

  • Piadas ofensivas, intimidadoras ou incômodas
  • Observações humilhantes
  • Xingamentos, apelidos ofensivos
  • Calúnias

Entenda-se por Assédio Sexual uma manifestação sensual ou sexual sem o consentimento da pessoa a quem se dirige. Em outras palavras: abordagens grosseiras, ofensas e propostas inadequadas que constrangem, humilham, amedrontam uma mulher não são elogios.

Em uma paquera ou flerte, a investida sexual se dá diante da receptividade e abertura, o que não acontece quando uma mulher leva uma cantada sem qualquer demonstração de interesse, ou tem seu corpo tocado sem permissão. A porta de entrada para comportamentos inadequados nos ambientes de montanha tende a ser uma questão bastante comum, que é a ideia de que um convite para escalar ou fazer uma trilha é o mesmo que um convite para um “date” e não é!

Assédio no montanhismo

Há assédio sexual no montanhismo? Na base das vias esportivas? No cume das montanhas? Nos encontros do clube? Acontecimentos recentes divulgados nos revelam que sim.

Algumas situações são tão constrangedoras, que há resistência em conversar sobre o assunto. É bastante comum que as pessoas se sintam envergonhadas e culpadas diante dos assédios sofridos e muitas vezes se questionem se não foram elas mesmas quem causaram a situação.

Pensando em entender melhor o que vem causando o aumento do número de denúncias no montanhismo de diversos tipos de assédio, as psicólogas clínicas Giovanna A. Vicentini e Liana Gleiser Cunha tomaram a iniciativa de fazer uma pesquisa para coletar, de forma anônima, relatos que aconteceram com as mulheres que praticam montanhismo.

A pesquisa tem como público alvo mulheres que sentem que precisam contar suas histórias. As informações fornecidas através do formulário disponibilizado pelas psicólogas são sigilosas e não serão divulgadas sem autorização prévia sob nenhuma circunstância.

Para participar da pesquisa acesse: https://forms.gle/TRJWvmEtG7Xg43gF7

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.