Proteínas indispensáveis para o melhor rendimento na montanha

Como já foi largamente comentado na sessão de alimentação da Revista Blog de Escalada, os carboidratos são muito importantes para obter um melhor rendimento em uma atividade de montanha.

Tanto para somente um dia (saiba a diferença entre hiking e trekking) como para uma larga expedição. Entretanto, nem somente de carboidratos vive uma pessoa, mas também de outros macronutrientes que devem ser combinados com eles. Ambos (carboidratos e macronutrientes) melhoram não somente nosso rendimento, como também nossa recuperação após a atividade.

Proteínas – uma explicação técnica

O papel das proteínas é o de cumprir uma função estrutural. As proteínas são os materiais de construção de todas estruturas corporais. Ou seja, da pele, músculos, órgãos, hormônios, sangue, etc. Portanto, isso significa que as proteínas correspondem, em grande parte, pela formação dos tecidos e, desta maneira, indispensáveis para a vida.

Porém, aqui mencionaremos funções específicas das proteínas para quem pratica montanhismo ou atividades em altitude.

  • Recuperação muscular
  • Garantir o aumento ou estabilização de nosso sistema imunológico
  • Fabricar glóbulos vermelhos
  • Fonte energética (em alguns casos específicos)

As proteínas cumprem uma importante função para recuperarmos a musculatura, após um árduo treinamento ou um dia esgotante na montanha. Estas atividades produzem grande quantidade de radicais livres, que nosso sistema imunológico resiste. Portanto é necessário a criação, ou geração, de glóbulos brancos para nos evitar alguma enfermidade.

Por outro lado, a fabricação de glóbulos vermelhos aumenta, pois o corpo tem que compensar a pouca quantidade de oxigênio que existem em lugares de altitudes para obter uma oxigenação estável. Dependendo de que estratégias alimentícias possuam, além da intensidade e da duração dos treinamentos e caminhadas, as proteínas do corpo podem ser utilizadas como combustível.

Quanto maior seja o prazo que fique sem a ingestão de alimentos, ou insuficiente seja a alimentação (faltando material energético), o corpo ativará uma função importante para a sua sobrevivência que é a “gliconeogênese“. Em poucas palavras, consiste em utilizar os músculos e proteínas da corrente sanguínea, entre outras coisas, para nivelar os índices de glicose no sangue e manter o corpo com energia. Entretanto, isso não é favorável para nosso desempenho, tampouco para a futura recuperação.

Mesmo que existam diversas fontes proteicas vegetais e animais, na montanha é importante tomar certas estratégias alimentares que não afetem nosso rendimento, muito menos o bem-estar intestinal e que sejam, pelo menos, fáceis de ingerir e transportar.

Conselhos

Procure consumir proteínas em pouca quantidade no café da manhã. Isso porque pela manhã é melhor consumir cereais. Tente comê-las pela noite (evite que seja muito tarde), já que esta será sua etapa de recuperação.

Alguns alimentos ou fontes proteicas que são fáceis de digerir e transportar. Por isso é possível incorporar ao seu café da manhã, ou durante o dia, cacal puro (sem açúcar), oleaginosas (sementes sem sal), aveia e, se possível, ovo.

Alguns alimentos ou fontes proteicas que necessitem maior tempo de digestão, mas que são fáceis de carregar e possíveis de incorporar no jantar, são:

  • Atum conservado em água, não em azeite. Isso porque é mais digestível e não contamina o meio ambiente
  • Embutidos como peito de peru (preferencialmente) por possuir menos gordura
  • Alimentos sem sódio, pois alimentos com alto teor de sódio desidratam o montanhista

Ingestão de líquidos

Não se engane, na montanha a atividade demanda demanda mais carboidratos. A base da sua alimentação não pode ser uma grande quantidade de alimentos proteicos, pois eles exigem uma maior quantidade de oxigênio para a digestão e metabolizarão. Ou seja: você perderá energia.

Por outro lado, também não esqueça das funções e importância das proteínas de seu corpo, as quais influem de uma maneira importantíssima para seu desempenho.

Tradução autorizada: https://freeman.com.mx

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.