Projeções de luz no Matterhorn são finalizadas após críticas de “poluição luminosa”

Como o objetivo de espalhar “esperança, solidariedade e gratidão”, o Matterhorn (4.478 m) (montanha símbolo da Confederação Suíça de montanhismo) foi iluminado diariamente por cinco semanas. Inicialmente a iluminação da montanha tinha somente as cores da Suíça.

O artista de luz Gerhard “Gerry” Hofstetter foi o responsável pela iluminação. Em 14 de abril, o Matterhorn também foi iluminado nas cores nacionais alemãs. Posteriormente, as cores de outros países também apareceram na montanha.

Quando as cores do Brasil, assim como de outros países da América Latina, apareceu na montanha alguns sites comemoraram o gesto. A ação de marketing acabou desagradando a organização de conservação da natureza Mountain Wilderness tem pouco a ganhar com as projeções de luz de Hofstetter.

“A nosso ver, essa montagem é acima de tudo um truque de marketing inapropriado. As montanhas não precisam de intensificadores de sabor – mesmo sem iluminação, elas têm um efeito calmante em muitas pessoas e são símbolos de estabilidade e durabilidade”, disse Mountain Wilderness Switzerland em um post no Facebook.

Segundo a Zermatt Tourismus, responsável pela ação de marketing, a campanha terminou como anunciado em 26 de abril. Durante o período de cinco semanas, mais de 80 cores diferentes, dos mais variados motivos, foram projetados na montanha todos os dias. Incluindo as bandeiras nacionais do Japão, Argentina, Brasil, Austrália, Coréia do Sul, Áustria, Rússia e Alemanha.

Em relação às críticas expressas pela Mountain Wilderness de que era “poluição luminosa”, o organizador apontou, entre outras coisas, que o Matterhorn era iluminado apenas algumas horas por dia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.