Procrastinação no montanhismo: Como convencer a si mesmo de não deixar tudo para depois

Em tempos de completo enfastiamento com a cidade que mora, além das coisas que existem nela, é fácil ficar em casa e assistir a um filme em algum canal de streaming. A esta altura devemos nos perguntar: é fácil, mas…vale a pena?

Praticar montanhismo, em qualquer uma de suas modalidades, é necessário disciplina para sempre buscar o aprimoramento pessoal. Porém, como não deve ser segredo para ninguém, há muitas pessoas que possuem o hábito de procrastinar as tarefas do dia a dia, além de também fazer o mesmo com o esporte que pratica.

Lugares de escalada por conquistar, rotas de trekking para abrir, reuniões com proprietários de terras para negociar alguma atividade, etc. Tudo isso são situações que os praticantes de montanhismo, como escalada e trekking por exemplo, sempre empurram com a barriga, deixando a resolução de um problema, ou mesmo o desenvolvimento de um projeto mais complicado, para depois.

Existe um ditado muito antigo que afirma que “problemas que vão embora sozinhos, eles voltam acompanhados”. Sábias palavras que mostram como procrastinar no montanhismo acaba por revelar um pouco da situação atual que vive o montanhismo brasileiro e da América do Sul.

O que é procrastinar?

Procrastinar é até relativamente fácil de definir, pois é um hábito que muitos de nós realiza no dia a dia. Sabe quando temos algo importante para fazer, temos preguiça de começar (por qualquer que seja o motivo) e não as concluímos de maneira concreta? A este hábito damos o nome de procrastinação.

A procrastinação é o contrário de ação. Tudo aquilo que evitamos de fazer, por qualquer que seja o motivo, é uma procrastinação. Quem pratica constantemente este hábito pode acabar comprometendo a qualidade do que é entregue ou mesmo deixando de cumprir com alguma tarefa importante. O ato de constante procrastinar pode ser atribuído à falta de responsabilidade e negligenciamento das atividades.

Portanto, o procrastinador sempre pensa que se existe uma área de escalada próximo de sua casa, ou mesmo na cidade vizinha, por que então deixar para outra pessoa “com mais tempo” desenvolvê-la? Será que não é por causa da procrastinação de vários escaladores que alguma outra área não foi desenvolvida?

Além disso, alguma rota de trekking, que passa por lugares interessantes e que desfiaria todos os praticantes, além de contribuir para esvaziar algum trajeto que esteja saturado, não está sendo desenvolvida apenas por procrastinação?

O hábito de procrastinar está em todos nós e, infelizmente, também no universo outdoor. Lugares de escalada com potencial pouco explorado ainda são desconhecidos, rotas de trekking de longa distância não são desenvolvidas, sinalização de trilhas não é implementada, guias de trekking, ou mesmo de escalada, não são feitos, etc. Exemplos não faltam.

A partir do momento que alguém deixe de procrastinar e lamentar que “ninguém ajuda”, começar a usar a inteligência e, principalmente, deixar de acreditar que é mais esperto ou inteligente que os demais terceirizando tarefas, a procrastinação começa a deixar de ser praticada.

O procrastinador é quem acaba jogando contra o próprio time, ou seja, acaba sabotando a própria atividade. Deixando para os outros fazerem, como sempre fez, é mais confortável para o procastinador. Mas, infelizmente, este comportamento é que está deixando tudo incompleto e tosco da maneira que as coisas estão. Se algo incompleto incomoda você, quem deve mudar este panorama é você mesmo, não outra pessoa.

A procrastinação nada mais é do que o famoso “deixar tudo para depois”. Na maioria das vezes quando isso acontece, a pessoa fica estressada, correndo para fazer o que poderia ter feito antes.

Como parar de procrastinar

Para deixar de procrastinar, é importante identificar um padrão. Considere como padrão de procrastinação uma frase comum como “não tenho tempo”, “depois eu faço”, “tenho de fazer outra coisa antes”, etc. Estas são as desculpas mais comuns para um procrastinador.

Para um procrastinador de carteirinha, a falta de tempo é sempre crônica, mesmo que ele nem trabalhe ou more nas proximidades. O procrastinador tem como lei sempre deixar uma outra pessoa fazer uma tarefa que é sua.

O primeiro passo é vigiar a si mesmo quando algumas desculpas aparecerem. O primeiro passo é observar e anotar, quais tarefas costuma adiar e quais atividades tiram a concentração. Identificadas estas tarefas, crie mecanismos para evitar esse tipo de interferência. Uma boa técnica é anotar em um papel as tarefas do dia em ordem de prioridades. O procrastinador tem pavor de anotar estas tarefas, pois sabe que ficará difícil de evitá-las.

O segundo passo é o mais importante: identificada as tarefas, faça cada coisa de uma vez. Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. A partir da lista de tarefas e prioridades, procure finalizar cada uma da lista, mesmo que não dê tempo de terminar tudo em somente um dia. O importante é terminar cada tarefa antes de começar outra.

O terceiro passo é ter determinação, mesmo que seja por estímulos externos. No caso do montanismo procure fazer algo pelo esporte e pela comunidade que o pratica, para você mesmo conseguir usufruir dela no futuro, é um estímulo mais que suficiente. Se você fica checando as redes sociais o tempo todo, pode deixar o celular em modo avião para evitar essa distração até terminar a tarefa. Há muitos procrastinadores que alegam não ter tempo para nada, porque investe muito tempo em whatsapp, escrevendo textões e sentindo-se o dono da verdade. Este hábito apenas atrapalha quem quer fazer algo.

O quarto passo é saber dividir uma tarefa complicada em vários passos e executá-los uma a uma. Quebrando uma tarefa mais complexa em tarefas menores, e mais fáceis de serem realizadas, é possível conseguir realizar uma difícil.

O quinto passo é criar metas e estabelecer um prazo limite. Criando metas reais para você mesmo irá ajudar a não adiar mais o que tem que ser feito. Estabeleça um prazo para finalizar determinada tarefa e procure segui-lo.

O sexto passo é identificar os hábitos nocivos à realização de sua atividade. Se sempre está acostumado a deixar outra pessoa a fazer suas tarefas, é provável que todos pensem que não é capaz de fazer nada. Por isso, comece a depender das pessoas somente para o essencial e que não está a seu alcance. Procrastinação é um problema que chega a interferir no trabalho, nos relacionamentos interpessoais e pode prejudicar inclusive a saúde, gerando sentimentos como culpa, estresse e ansiedade, criando situações de pressão desnecessárias. Tente contornar essa prática, antes que ela se torne uma rotina.

O sétimo passo é começar de uma vez, saindo da letargia e estagnação. O mais comum entre procrastinadores é ficar pensando demais antes de começar a fazer algo, ou ficar pensando por onde começar. Neste ponto a lista de prioridades pode ajudar, pois ela é que irá servir de guia.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.