PROBLEMAS NA PEDRA DO ELEFANTE – RJ

Não é de hoje que muitos escaladores insistem em vandalizar o próprio local de escalada.

Comportar em sociedade é algo que somente quem tem educação sabe. É difícil cobrar de todos.

Abaixo o relato de mais um incidente em local de escalada por quem pensa e se comporta como um animal:

Imagina você chegar na tua casa, sentar no sofá pra assistir televisão e ver uma enorme bosta de gente em cima da mesa de centro…

imaginou?!

Retornando do feriado do Dia das Crianças, nos deparamos com um cenário deprimente aqui no Elefante… lixo (alumínio e embalagem de biscoito) e papel higiênico no Setor Laje de esportiva e bouder, claramente deixados por escaladores!!

Além disso, um clip stick improvisado de madeira que costumamos deixar numa caverna escondido, estava jogado no mato de qualquer jeito! O pior é que quem viu primeiro foi o dono do terreno…

já sabem o resultado, né?

Desta vez não fizemos nem a diplomacia que tivemos que fazer quando estacionaram um carro com placa de Petrópolis na frente da garagem de outro vizinho… simplesmente concordamos com ele, que decidiu FECHAR a Laje PARA ESCALADORES (verdadeiros destruidores, mau-educados e sem respeito), e nós nos prontificamos a retirar as chapeletas e grampos das vias Tsá 9C e Saciii 11A.

Fora essas, estão INTERDITADOS TODOS os bouders da Laje (inclusive a travessia Occhiuzzo), a via em móvel Tio Dexter e o top rope Aresta que me resta. O dono do terreno foi bem claro, afirmando que ainda podem passar pela trilha para outros setores, mas se pararem na Laje, vai processar por invasão da propriedade privada… isso até aparecer outra podridão ali, quando fechará a passagem de vez! Isso porque ele é muito gente-boa.

Nós aqui, que abrimos a maior parte das vias no complexo do Elefante, montamos um abrigo (que os mesmos escaladores devem ter usado para pegar água da nascente que eles mesmos poluíram – isso é burrice ou o quê?!), espalhamos placas por todo canto, ajudamos a recuperar as áreas degradadas dos vizinhos (isso tudo sem ganhar NADA além de qualidade de vida!), estamos há dias nos perguntando o que passa na cabeça de um ser que faz isso (não chamamos de animal pra não ofender os bichos), porque conhecemos analfabetos que têm mais consciência!

Fazemos o máximo pra não sair daqui nos feriados e fins-de-semana, bajulando escaladores (inclusive aqueles que não estão hospedados no abrigo), espalhamos informes em sites e revistas… não sabemos mais é o que fazer pra conter essa praga que é a comunidade escaladora… e aqueles poucos que são conscientes, ficam prejudicados.

Histórias como essa já estão ficando até repetitivas, acontecendo em todo canto do Brasil… e ainda tem gente que pergunta por que estão fechando tantos setores de escalada!! Conheço pessoas que contribuíram muito para nosso esporte que pararam de escalar porque ficaram com vergonha de fazer parte desta comunidade.

As vias que foram fechadas eram projetos de vários escaladores fortes, dedicados, respeitadores, e poderiam ajudar a elevar o nível da nossa esportiva. Esses escaladores com certeza ficarão tristes após lerem essa mensagem… se alguém conhece quem esteve aqui no feriado, por favor, peça para eles NUNCA mais aparecerem por aqui! Ainda temos um pingo de esperança de não fecharem TODAS as vias do Elefante (apesar de ser uma Unidade de Conservação pública, esse é o tipo de ato que da razão a um proprietário para proibir a entrada, já que TODA a base da montanha é propriedade particular), e de não termos que fechar o Abrigo do Elefante (o que faríamos com prazer pela causa, até porque não queremos beber cocô).

Para quem não entende NADA de mananciais de água (apesar de beber da mesma), TODA montanha é um grande captador de água, e com um pouquinho só de QI, da pra perceber que o Setor Laje é caminho dela (água que, por acaso, abastece a nascente do abrigo e de outros proprietários), e que até um xixizinho deve ser feito bem afastado do setor. Aliás, nem precisa do tal QI, já que tem aviso no abrigo, na trilha e no site!

Aproveitando o embalo, o SETOR GROTINHA está quase inteiramente INTERDITADO por nidificação de gaviões (tradução: presença de ninho com filhotes), só estando liberadas as vias Escoliose 7b e Colheita Maldita 7c, provavelmente o verão todo! No SETOR TETO, somente a Quebra-cabeça está interditada. POR FAVOR, RESPEITEM!!

Não sei mais se esses avisos são úteis… sempre achei que o Ralf exagerava na quantidade de placas e informes, mas hoje vejo que deveria ter até mais… ou será que fazem de sacanagem, que odeiam o trabalho que fazemos aqui!?

Esta mensagem pode parecer agressiva para quem não tem nada a ver com a história, mas nós é que estamos nos sentindo agredidos!!

Quem não conhece os setores, pode verificar no site www.abrigodoelefante.com

Por favor, divulguem ao máximo esta mensagem, para que não fechem outros setores!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Ana e Ralf.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.