Atividades na montanha podem mudar sua perspectiva de mundo e há quem busque este contato por esta razão.
Em todo caso, se o motivo pelo qual quer ingressar neste mundo é este ou não, confira abaixo algumas recomendações antes de começar nas montanhas.
Primeiras atividades

Foto: Emanuela Boros /Unsplash
Antes de tudo, existem diferentes atividades envolvendo montanhas. Portanto, para começar, as recomendadas são caminhadas e trekking. Em suma, a caminhada é a disciplina técnica menos arriscada e consiste em percorrer caminhos sinalizados com sinais e marcações de tinta. Ademais, é uma atividade bastante popular.
Do outro lado, o trekking é uma atividade de caminhada de longa distância, sendo geralmente realizada parcial ou totalmente em terrenos acidentados de montanhas médias, ou altas. Pode se dizer que tem alguma técnica, mas em nenhum caso se compara com o montanhismo, por exemplo.
Atividades de montanha avançada: montanhismo, escalada em rocha e alpinismo

Foto: Ted Bryan Yu /Unsplash
A saber, montanhismo contém subidas ao cume das montanhas. Como dito, não se compara com trekking, pois apesar de o percurso conter caminhos a pé, o nível dos terrenos é bem mais variável. Encostas abruptas, canais, pedreiras ou cumes rochosos são algumas das possibilidades. O uso de cordas é corriqueiramente necessário nestes trajetos, usando o rapel como meio quase indispensável da sua atividade.
Em seguida tem a escalada em rocha. Trata-se de escalar rochas de altura e dificuldades muito variáveis, normalmente com uma equipe de segurança especial. Requer uma certa forma física e treinamento específico. É uma atividade que requer conhecimento e cautela, pois não permite erros.
Por fim, o alpinismo. De fato, é a mais difícil de todas, pois se baseia na escalada de montanhas com equipamento especializado, utilizando técnicas de escalada em rocha, neve e gelo. Nestas viagens há perigo de avalanches, hipotermia, impossibilidade de se segurar em determinados terrenos, entre outros.
Para começar nas montanhas

Foto: Adèle Beausoleil /Unsplash
Antes de começar suas experiências nas montanhas, é válido saber exatamente o que quer com isto. Há quem busque se conectar com a natureza, novos amigos, uma atividade física saudável, novo sentido para a vida, reforçar a autoestima ou mudar suas motivações pessoais. Enfim, tem de tudo.
E quando você sabe o que procura, tudo fica mais fácil, pois você economiza tempo. Como quando vai ao mercado e já sabe o que precisa comprar. Certamente demorará menos no mercado dessa maneira, exceto caso fique papeando com alguém.
No entanto, uma em especial deve ser motivo de atenção, a descarga de adrenalina. Visite seu médico para ver se ele lhe dá sinal verde. Caso, sim, ótimo, welcome to the jungle. Caso contrário, tenha paciência, pois você talvez apenas não possa praticar determinadas atividades. Por exemplo, se você tem mais de sessenta anos e sofre com problemas de saúde, um alpinismo pode ser vetado pelo médico, mas uma caminha talvez não.
Por isso a importância de falar com seu médico. Assim, conseguirá usufruir da melhor maneira possível das maravilhas que uma atividade ao ar livre pode proporcionar.
Foto destaque: Yoal Desurmont /Unsplash

Meu nome é Jamis Gomes Jr. e já trabalho com esportes, redação e SEO há alguns anos. Me graduando em licenciatura de Literatura Inglesa nos próximos meses e já programado para iniciar minha pós-graduação em Jornalismo na sequência, estarei aqui no Blog de Escalada com vocês nas mais variadas notícias desse esporte e estilo de vida.
Obcecado pelo diferente, tento poetizar quando as notas merecem um tom especial. Longe de ser poeta, apenas um aprendiz, mas o jornalismo, esporte, verdade e escrita foi o meio que encontrei de me conectar com a raiz. A minha e a do povo, que curte algo diferente e às vezes quer ver algo novo. Realmente saiu assim, não foi minha intenção. Naturalmente veio e pensei, por que não?
Enfim, esportes americanos, esportes em geral é hoje minha profissão. Seja rimando, “factuando” ou algo mais, sigo na busca do aprimoramento coletivo e pessoal, performando no que o tempo, esporte e vocês precisam para ontem, hoje ou amanhã. Que seja atemporal, seja o que for, eu, Jamis Gomes Jr., sigo na busca para te entregar um conteúdo com primor.