A cidade norte-americana de Fairbanks está perto de abrigar uma estátua de Walter Harper, um montanhista nativo do Alasca que foi a primeira pessoa a chegar ao cume do Denali (6.190 m). Em 7 junho de 1913, Harper foi a primeira pessoa a chegar ao cume da montanha mais alta da América do Norte.
Portanto, no dia de ontem os habitantes do Alasca anunciaram que em uma nova estátua de Harper e um episódio especial do programa de TV ‘Molly’ (um desenho animado que passa na emissora PBS) serão lançados. No especial, Molly aprende sobre o sonho de seu avô Nat de escalar o topo do Denali em homenagem a Harper.
Inspirada, Molly tenta persuadir o vovô e seu pai, um guia na selva, a fazer a escalada.
O comitê selecionou Gary Lee Price para esculpir a estátua de Walter Harper, que deve ser inaugurada daqui a um ano no Dia de Walter Harper de 2022. Os residentes de Fairbanks já estão familiarizados com o trabalho de Price, pois já fez esculturas existentes na mesma cidade.
Walter Harper teve morte trágica
Depois de obter uma educação mais formal, Harper se casou em 1918 e planejava ir para a faculdade de medicina na Filadélfia. Walter e sua esposa pegaram o barco vapor SS Princess Sophia de Skagway para Seattle para a lua de mel.
De lá, eles viajariam para a Filadélfia, onde Harper fora admitido na faculdade de medicina, e sua esposa planejava entrar para a Cruz Vermelha. O navio encalhou em um recife durante uma tempestade de neve e quebrou em um vendaval.
O navio pediu ajuda por rádio, mas nem os navios nem os pequenos barcos conseguiram chegar perto o suficiente para resgatar as pessoas a bordo. Após cerca de 40 horas, o barco se quebrou e afundou em 25 de outubro, matando todos os 268 passageiros e 75 tripulantes, um total de 343 pessoas perdidas.
Depois que os corpos dos Harpistas foram recuperados, o casal foi enterrado lado a lado em Juneau.